O MPE-RO (Ministério Público do Estado de Rondônia) deflagrou a 7ª fase da Operação Canaã com apoio da Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira (6) em Rondônia. De acordo com os delegados da DRACO 2 (2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado), estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão em Porto Velho (RO), Guajará-Mirim (RO), Nova Mamoré (RO) e distrito de Jacinópolis (RO). A atual fase da operação foi intitulada “ANOMIA”.
De acordo com o MPE-RO, o objetivo da operação é desarticular uma extensa e perigosa Organização Criminosa responsável pela ocupação ilegal de terras públicas, além do comércio e exploração ilegal de recursos ambientais no Parque Estadual Guajará-Mirim e na área denominada “bico do parque”.
De acordo com a investigação, os criminosos invadem e fazem o loteamento da área com o auxílio de um topógrafo. Além disso, o núcleo criminoso de liderança promovia a venda dos lotes através de um advogado, que coordenava a invasão e promovia o fomento e manutenção dos compradores no interior da área invadida. Por fim era feito um severo desmatamento do local.
Segundo o Coordenador do GAEMA (Grupos de Atuação Especial do Meio Ambiente), Promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi, a extensão do dano, em floresta pública desmatada, chega a 2.347 hectares, valorados monetariamente em mais de R$ 86 milhões.
Ainda de acordo com o MP, a divisão da área da unidade de conservação resultou no quantitativo aproximado de mais de 100 lotes, grande parte deles já vendida ilegalmente.
7ª fase da Operação Canaã
A operação é decorrente das investigações da operação “bico fechado”, realizada pelo Ministério Público do Estado de Rondônia e Polícia Civil em 2021. O nome da operação “anomia” faz referência ao modo de agir do grupo, onde se acreditava estar em um estado com ausência de regras e leis.
Fonte - DIÁRIO DA AMAZÕNIA.







Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com