Últimas Notícias
Brasil

VÍDEO: bebê de 15 dias é salvo por médico do Samu após engasgar em Porto Velho

Vídeo mostra instantes depois da realização da manobra de Heimlich para liberar as vias aéreas do recém-nascido.

Um bebê recém-nascido foi salvo por um médico do Samu, em uma Unidade de Saúde de Porto Velho, na última sexta-feira (22). O bebê tem um pouco mais de 15 dias de nascido.

VÍDEO: bebê de 15 dias é salvo por médico do Samu após engasgar em Porto Velho
Recém-nascido salvo por equipe do Samu após se engasgar em Porto Velho


Ao g1, o médico Francisco Collins, que realizou o atendimento ao recém-nascido, conta que estava chegando na UPA para realizar a remoção de um paciente vítima de acidente de trânsito, quando viu o desespero da mãe da vítima que estava engasgada.


Diante da situação, o profissional usou a manobra de Heimlich para desobstruir a via aérea do recém nascido e assim, ele voltar a respirar.


"Os pais entraram com a bebê no colo pedindo ajuda. Foi quando eu peguei a criança e fiz a manobra chamada de Heimlich, para fazer a desobstrução das vias aéreas", conta.



A manobra de Heimlich

Para adultos, idosos e crianças acima de 1 ano, essa manobra pede que o indivíduo dê uma espécie de abraço por trás da vítima, com os punhos cerrados pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.


Já o procedimento padrão para socorrer bebês engasgados é dar cinco tapinhas nas costas, com a criança de bruços e um pouco inclinada para o chão, segundo a médica Ana Escobar, comentarista do Bem Estar.


A "manobra de Heimlich" foi descrita, pela primeira vez, em 1974 pelo médico estadunidense Henry Heimlich. O pesquisador morreu em dezembro de 2016, aos 96 anos, com um ataque cardíaco. (G1RO)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com