Últimas Notícias
Brasil

OPERAÇÃO ARIGÓS: MP realiza operação contra crimes ambientais entre Porto Velho e Cujubim

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), a Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente (DERCCMA), o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), com apoio do Núcleo de Operações Aéreas da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (NOA) e do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE), deflagraram nesta terça-feira (14), a Operação Arigós.


O objetivo o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em áreas urbana e rural, além de constatação de dano ambiental em grande extensão de terras situadas na região conhecida como Soldados da Borracha, localizada entre Cujubim e Porto Velho.

A ação visa instruir investigação em curso, cujo objeto é a apuração de crimes ambientais praticados em grande extensão de área situada na Estação Ecológica Soldados da Borracha, unidade de conservação de proteção integral, que tem como única e exclusiva finalidade a preservação da natureza e realização de pesquisas científicas, porém sofre grande desmatamento.

Um grupo criminoso investigado, em tese, já detectado preliminarmente dano em uma área de 9.684ha, equivalente a quase 9 mil campos de futebol, cujo valor foi monetariamente estimado em R$ 345.000.000,00.

Nesta fase da investigação pretende-se identificar os reais mentores e beneficiários dos crimes ambientais, que normalmente atuam à distância, valendo-se de interpostas pessoas para construírem uma espécie de blindagem contra as responsabilidades criminais, cíveis e administrativas decorrentes dos ilícitos cometidos a seu mando e conseguirem usufruir o respectivo proveito sob o manto da impunidade.

Arigó é o nome de uma ave conhecida por suas características migratórias em bando e, por tal razão, passou a ser o apelido atribuído aos antigos soldados da borracha, nordestinos que migraram para a Amazônia na década de 1940 para trabalharem na extração de látex, durante a Segunda Guerra Mundial.

Fonte: Ascom MPRO.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com