Antes visto como distração, o celular, por exemplo, hoje é ferramenta de aprendizado.
Por estudarem as diferentes teorias
de ensino e aprendizagem e atuar em diversas dimensões da educação, os
pedagogos precisam lidar com as constantes mudanças no cenário educacional e se
desafiar a todo momento. Ainda assim, a busca pelo curso de Pedagogia na modalidade a distância lidera o interesse de quem pretende
se formar na área, segundo o Censo da Educação Superior 2020.
A pedagoga Marli da
Conceição, 44, considera que a inclusão da tecnologia nas aulas foi um momento
de aprendizagem, tanto para ela quanto para os seus alunos. “Eu precisei buscar
conhecimento para auxiliar os alunos, fazer a programação e planejamento das
atividades que seriam realizadas. Eu não tinha tanta familiaridade com os
aplicativos educacionais e os programas que ajudavam nas aulas, como Power
Point ou Excel. Então, foi tudo muito novo para mim, mas deu certo”, celebra a
profissional que fez diversos cursos na área da educação para se manter
antenada às novidades.
Atuando na
rede municipal de ensino, a profissional pontua que a tecnologia é facilitadora,
porém pode atrapalhar quando nem todos têm acesso à internet ou aos aplicativos
necessários para seguir a rotina de estudos. “O uso do celular no auxílio às
aulas veio para ficar, mas precisamos pensar nas crianças e adolescentes que
não têm esse acesso garantido. As escolas estão enviando os assuntos, as
provas, as atividades, tudo pela internet. Mas é preciso atentar que existem
prós e contras nessa questão”, salienta a educadora.
Momento pede ainda mais profissionalização dos pedagogos
Para a
coordenadora do curso de Pedagogia da
Anhanguera Salvador Camila Fortuna, o uso dos aparatos tecnológicos veio para
ficar e somar na rotina educacional. “Agora, a comunidade escolar precisa
buscar mecanismos para que a tecnologia continue sendo usada a favor da
educação. Antigamente, os professores não deixavam os estudantes usarem o
celular em sala de aula, pediam para que desligassem os aparelhos. E isso já
não acontece mais. Os celulares, que antes serviam para o entretenimento, se
tornaram uma potente ferramenta de estudos”, pontua.
Neste novo
momento, é fundamental que os pedagogos busquem se especializar e se capacitar
para promover o ensino e a aprendizagem em diferentes formatos de mídias, atentos
à contribuição das redes sociais, aplicativos, jogos digitais e outras
ferramentas que possam contribuir com o ensino. Além de ter o conhecimento para
acompanhar e lidar com as inovações tecnológicas, os educadores precisam ser um
incentivador e motivador para a autonomia dos alunos no uso consciente da
tecnologia.
No ensino superior, os aplicativos e softwares foram a
salvação para que os estudantes pudessem manter a rotina de estudo. E isso
ainda se aplica, mesmo com a retomada das aulas presenciais. “Na pandemia, os
professores usavam aplicativos para dar aulas, passar as atividades, se
comunicar com os alunos. E isso ainda continua a acontecer, mesmo no
pós-pandemia. Muitas ferramentas ajudam a aumentar a interação dos alunos com
os conteúdos, o que só reforça a importância da inclusão da internet na vida
acadêmica”, opina Camila.
Dia do Pedagogo
Instituído pela lei nº 13.083/2015, o
Dia do Pedagogo é celebrado em 20 de maio com o objetivo de promover a
discussão do papel da família e das escolas no desenvolvimento das crianças e
delimitar as responsabilidades de cada um.
O profissional, que tem um papel
fundamental na vida de toda sociedade, auxilia na formação técnica e humana dos
estudantes, planeja e organiza a gestão escolar sempre buscando promover um
ensino de qualidade.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil.
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