Últimas Notícias
Brasil

Após enfrentar frio de 9°C, prefeitura brinca e dá direito ao 'banho facultativo' para moradores de Vilhena, RO

"Decreto" publicado nas redes sociais também muda o nome da cidade para Polo Sul do Cerrado. Vilhena bateu recorde de frio na manhã desta quinta. Conheça a Campanha de Agasalhos que doa roupas e outras proteções para pessoas em situação de rua.

Prefeitura publica decreto que garante "banho facultativo" em Rondônia


Durante a onda de frio de até 9°C, os moradores de Vilhena (RO) receberam o direito ao "banho facultativo". O benefício foi estabelecido através de um "decreto" publicado nas redes sociais, nesta quinta-feira (19), que rendeu várias risadas nos comentários.


A brincadeira segue os exemplos de outras cidades do país que também enfrentam frio intenso. Em Vilhena, a manhã desta quinta foi a mais gelada do ano, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nas telas de celulares, moradores viam as indicações de 9°C no início da manhã.


Por este motivo, o decreto publicado pelo "estagiário" da prefeitura mudou o nome de Vilhena para Polo Sul do Cerrado. No caso do banho facultativo, os casais terão que entrar em consenso e os menores vão precisar da autorização dos pais.


O documento também estabelece como proibição extrema, tocar mãos geladas nas seguintes partes do corpo:


Barriga

Pescoço

Bochecha

Costas

Coxas

Caso a vítima da mão geladinha esteja coberta e aquecida, o toque configura como agravante.


Enfrentando o frio juntos

Apesar da brincadeira, algumas partes do "decreto" devem ser consideradas seriamente. A Campanha de Agasalhos, por exemplo, distribui roupas e outras proteções para pessoas em situação de rua.


A população pode doar cobertores, blusas, jaquetas, gorros e outros itens para ajudar as pessoas a enfrentarem o frio. As doações podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), das 7h às 13h.


O estagiário também orienta que pessoas com sintomas gripais façam o uso correto de máscara facial, cobrindo boca e nariz. A Central de Atendimento à Covid-19 também está disponível para assistências.


E por fim, para ajudar a todos passarem pela onda de frio aquecidos, a prefeitura espalhou pela cidade "receitas quentinhas" como caldos, sopas, chocolate quente, pamonha, bolinho de chuva, canjica e quentão.

Prefeitura divulga receitas de pratos "quentinhos" para enfrentar o frio em Vilhena, RO


Previsão para o fim de semana

De acordo com Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), os próximos dias em Vilhena podem seguir com temperaturas bem baixas, principalmente entre a noite, madrugada e manhã. Na sexta-feira (20), por exemplo, a mínima prevista é de 11°C.  (g1ro)

Confira:


Sexta-feira (20)

Mínima: 11°C

Máxima: 25°C

Sábado (21)

Mínima: 14°C

Máxima: 28°C

Domingo (22)

Mínima: 16°C

Máxima: 30°C



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com