Últimas Notícias
Brasil

Parte dos grafites expostos em viaduto de Porto Velho são cobertos com tinta cinza

Artes foram feitas em 2018, durante um festival que reuniu pessoas do país e mundo. Dnit diz que cobriu artes "sujas e deterioradas".

Parte dos grafites pintados no viaduto da avenida Campo Sales com a BR-364, em Porto Velho, foram cobertos com uma tinta cinza. As artes foram feitas em 2018, durante um festival que reuniu pessoas de várias regiões do país e mundo.

Grafites pintados em viaduto são cobertos de cinza 


Nathalia Monteiro é uma das artistas urbanas que expuseram suas artes no viaduto. Segundo ela, o evento de 2018 foi muito importante para fomentar a arte de rua rondoniense e evidenciar a cultura da Amazônia através da arte.


"A minha arte, por exemplo, foi um boto cor-de-rosa, que preserva a lenda da região, 'cantando' a ribeirinha na presença de uma mandala, representando a Amazônia", aponta.

Nathalia Monteiro e a arte pintada durante festival de grafite em Porto Velho


A artista relata tristeza ao ver que alguns dos grafites expostos foram e estão sendo cobertos. Parte do que era arte voltou aos tons de cinza que tomavam conta do viaduto quando foi inaugurado.


"Visualizar a cor cinza tomando parte disso é muito decepcionante, muito triste".

Para Natália, fica a esperança de que futuramente seja elaborado um novo projeto, maior se possível, para fomento da cultura, sobretudo da arte urbana.


"A gente é carente e com a carência a gente acaba ficando invisível aos olhos da sociedade", acredita.


Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), responsável pela pintura do viaduto, informou que a ação se limitou "às artes que já estavam sujas e deterioradas" e que preservou as que estão em boas condições.


O departamento foi questionado se outras pinturas que estão desgastadas devem passar pelo mesmo processo e se há um projeto para que novas artes sejam feitas no local, mas não apresentou resposta até a última atualização desta matéria. (g1ro)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com