Últimas Notícias
Brasil

Acadêmicos da UNIR sofrem no transporte coletivo em retorno às aulas

Aulas presenciais na Unir retornaram ontem e muito alunos têm tido dificuldades para chegar na universidade

O Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal de Rondônia (Unir), lançou nota de repúdio na última segunda-feira (25), sobre a situação da linha Campus Unir, que leva os estudantes até o centro universitário. Ontem, apenas um ônibus fazia o trajeto, hoje (26), mais dois micro-ônibus passaram a atender a frota, mas mesmo assim não foi o suficiente.

 


A nota da entidade afirma que a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) não cumpriu com o acordo de atender a comunidade acadêmica. Por isso, muitos dos estudantes deixaram de ir à universidade.

 

“No primeiro dia de retorno presencial na UNIR, vários estudantes chegaram atrasados ou se recusaram a arriscar suas vidas utilizando um transporte com risco sanitário em vistas da covid-19”, diz um trecho do comunicado.

 

Quem também se pronunciou foi a Universidade Federal de Rondônia. Em nota, a Unir disse que já havia contatado a Semtran em dezembro de 2021 sobre a necessidade do transporte coletivo para a comunidade acadêmica.

 

No documento, a Unir afirma que por “questões de ordem técnica na empresa tornou necessário o adiamento, disponibilizando apenas um ônibus” no primeiro dia de aula.

 

Após os manifestos, a Semtran aumentou a frota com mais dois veículos, porém, esses são micro-ônibus, o que não é suficiente para atender a demanda. 

 

Ainda nesta terça, a Unir afirmou ao site que já contatou a Semtran para regularização do serviço a partir de quarta-feira (27). O pedido da universidade é disponibilização de três ônibus grandes para que comportem os acadêmicos.

 

O que diz a Semtran?

 

O site entrou em contato com a Semtran. De acordo com o secretário interino, Victor de Oliveira, ainda hoje, no período vespertino, a pasta substituirá um dos micro-ônibus e passará a oferta dois ônibus grandes e um menor. 

 

Segundo o secretário, cada ônibus padrão cabe em torno de 120 passageiros e o micro-ônibus 70% desse número, que totaliza 84 pessoas.

 

O secretário afirmou ainda que a persistência com o micro-ônibus é para estudo da demanda. Caso seja necessário, irá substituí-lo por um grande.(Rondoniaovivo)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com