Últimas Notícias
Brasil

Estudantes e especialistas do mercado dão dicas para quem trabalha e estuda

Aos 21 anos, Amanda concilia faculdade e emprego na Energisa na contramão dos 30% dos jovens do Brasil que nem estudam, nem trabalham, nem procuram emprego

Na contramão do cerca de 30% de jovens brasileiros que nem estudam, nem trabalham e nem procuram emprego, Amanda Bassani Mendonça mostra que é possível conciliar as duas atividades. A jovem de 21 anos cursa o terceiro semestre da faculdade de engenharia elétrica ao mesmo tempo em que trabalha no seu primeiro emprego.  



Há pouco mais de um ano, ela é técnica de distribuição na Energisa, em Porto Velho. Amanda escolheu o setor elétrico por enxergar diversas oportunidades de atuação. “Existem vários caminhos desde a execução de projetos de construção, manutenção da rede elétrica até a gestão de equipes”, afirma.


Ela não esconde que existem desafios para conciliar trabalho e estudo, mas revela a fórmula para dar certo. “Determinação. Tudo que vale a pena exige dedicação, mas acredito que estou tendo uma formação diferenciada. Porque o que aprendo na teoria na faculdade, vejo as aplicações práticas no dia a dia”, ressalta ao lembrar que a empresa também estimula a formação de seus colaboradores através de parcerias que concedem desconto em instituições de ensino em todo estado. 


Silvana dos Santos, consultora de RH business partner da Energisa, destaca que o programa de bolsas de estudos para colaboradores desenvolvido pela concessionária estimula e contribui para capacitação e a formação dos colaboradores através de cursos de graduação e especialização. A empresa também abre as portas do mercado de trabalho para estudantes através do estágio em nível técnico e superior. “Muitos de nossos colaboradores começaram sua carreira na Energisa como estagiário, jovem aprendiz ou como primeiro emprego. Histórias de sucesso de líderes que se desenvolveram em um ambiente plural, exercendo seus talentos e se desenvolvendo profissionalmente”, declarou.


Em 2021, a Energisa em Rondônia foi eleita a segunda Melhor Empresa para Trabalhar na Região Norte pelo ranking do Instituto Great Place to Work (GPTW). O reconhecimento aconteceu apenas três anos após o grupo assumir a concessão no estado.


Nível superior abre caminho para aumento da renda

Dados da 3ª Pesquisa de Empregabilidade do Brasil, divulgada pelo Instituto Semesp, mostram que ter diploma de ensino superior resultou em crescimento real de 135% na renda média dos profissionais que já trabalhavam antes de finalizar o curso. De olho nessa informação, instituições de ensino evoluíram e passaram a ofertar facilidades para conciliar emprego e trabalho. Segundo Chirlany Carvalho Mendanha, diretora acadêmica do Grupo Sapiens, a empresa oferece cursos de formação e pós-graduação na modalidade EAD e está se preparando sua plataforma para se adequar ao perfil das empresas.


“A instituição de ensino deve ser o elo entre o mercado de trabalho e o aluno, viabilizando essa aproximação para que o aluno possa colocar em prática o que aprende em sala de aula e atender a demanda de profissional do mercado”, disse.


Silvana, que também é Coaching e MBA em autorrealização e bem-estar, dá algumas dicas para conciliar trabalho e estudo:


1.        Monte um cronograma semanal - O tempo é seu aliado, por isso monte um cronograma para te ajudar a ter maior controle sobre quais conteúdos você precisa estudar e sobre as entregas que devem ser feitas no seu trabalho. Dessa forma, as atividades não serão acumuladas.


2.        Estabeleça suas prioridades - Dê preferência para as atividades mais importantes, observando os prazos e as que demandam maior esforço. Assim, você vai entregar tudo com qualidade.


3.        Utilize aplicativos – Essas ferramentas vão te ajudar a gerir o tempo, organizar rotinas de estudos e te lembrar de compromissos.


4.        Faça uma coisa de cada vez – Fazer diferentes tarefas ao mesmo tempo prejudica a qualidade do seu aprendizado e de entregas do seu trabalho. Por isso, não misture assuntos de trabalho com os seus estudos.


5.        Aproveite seu banco de horas – Converse com seu gestor e aproveite para compensar seu banco de horas em dias em que você precisa se dedicar mais aos estudos como, por exemplo, em semana de provas.


6.        Reserve momentos para se divertir – A vida é mais que trabalho e estudo. Por isso, reserve um tempo para se divertir. Aproveite esse tempo para fazer exercícios em grupo como andar de bicicleta ou passear no parque. Em um bate-papo com amigos, por exemplo, pode surgir uma boa ideia ou um novo olhar para o seu trabalho.


7.        Durma bem – Reserve pelo menos 7 horas de sono ininterruptas. O descanso é importante para oxigenar o cérebro, ter uma melhor qualidade de vida e produtividade.


8.        Alimente-se bem – Refeições saudáveis com as quantidades certas de nutrientes vão te dar a energia para fazer todas as atividades. Prefira frutas, legumes e carnes leves. Evite frituras, doces e carboidratos, pois eles diminuem seu metabolismo e vão te deixar sonolento. (Assessoria)


 


 



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com