Últimas Notícias
Brasil

Construção do Heuro deve começar em maio em Porto Velho, diz Sesau

Primeira parte da obra deve ser entregue 10 meses após o início da construção. Objetivo da construção do Heuro é desafogar os atendimentos no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II.

A obra do Hospital de Urgência e Emergência (Heuro) está prevista para começar em maio. A data foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), durante solenidade que marcou o lançamento oficial da obra, na última semana.

Obra do Heuro é lançada oficialmente


Após o início das obras, o Consórcio Vigor Turé, campeão da licitação para a construção do hospital, deve entregar a primeira parte em um prazo de 10 meses. De acordo com a Sesau, o bloco inicial terá:


99 leitos,

um centro cirúrgico com quatro salas,

10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e

uma sala de emergência.

"Esse bloco será entregue e funcionando, 10 meses após começar a obra e aí gradativamente vai se entregando até o fim de 30 meses, dois anos e meio, teremos todo o complexo construído e funcionando", apontou o secretário estadual de saúde, Fernando Máximo.


O modelo escolhido para a obra é o "built to suit" onde uma empresa particular realiza a obra de acordo com a necessidade do Poder Público e arca com a manutenção do prédio durante o contrato. Em contrapartida, há um compromisso do governo em alugar o espaço por até 30 anos. Depois desse tempo, a titularidade do imóvel deverá ser passada automaticamente ao Estado.

Foto ilustrativa do Heuro em Porto Velho 


Para garantir a entrega da obra no tempo correto, o contrato da obra estabelece algumas sanções em caso de descumprimento do prazo.


"Geralmente a gente observa que no âmbito "built to suit" as empresas fixam o prazo e entregam antes, porque eles têm interesse em receber. Só recebe o primeiro centavo quando entregar pelo menos parte do hospital funcionando", indica Fernando Máximo.


Situação do João Paulo II

O objetivo da construção do Heuro é desafogar os atendimentos no Hospital e Pronto Socorro João Paulo 2, atualmente referência estadual para casos de urgência e emergência.


"Ele [João Paulo] já vai ficar meio que subutilizado. Quando nós tivermos esse hospital aqui [o Heuro] totalmente pronto, a gente vai extinguir o João Paulo 2”, afirmou o governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL).


O Heuro será construído no bairro Três Marias, entre as ruas América e Capão da Canoa. O local foi escolhido para melhor atender as necessidades da população.


"Foi feito um grupo de trabalho com participantes do Governo do Estado, Prefeitura de Porto Velho e de vários órgãos que escolheram o melhor lugar levando em consideração a disponibilidade de terreno, trânsito e facilidade para quem vem do interior", comentou o secretário de saúde. (G1RO)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com