Últimas Notícias
Brasil

Rio Madeira está 2 metros abaixo do nível registrado no mesmo dia do ano passado em Porto Velho

Segundo CPRM, nível está abaixo do nível previsto para este período do mês de janeiro. Rio não deve chegar na cota de atenção, segundo nova previsão.

O nível do rio Madeira em Porto Velho continua abaixo da média nesta terceira semana de janeiro. Na manhã desta terça-feira (18) a régua registrava 9,90 metros, na região urbana da capital.

Nível do rio Madeira não deve atingir


De acordo com boletim de acompanhamento da Bacia do Rio Madeira, no mesmo dia do ano passado o rio Madeira estava em 12,13 metros.


Neste ano de 2022, a única vez que o Madeira se aproximou dos 12 metros foi em 3 de janeiro, quando a régua registrou 11,83 metros.


Para o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o atual nível do Madeira está abaixo da média e ainda considerando a previsão meteorológica, que indica chuvas de intensidade moderada nos próximos 15 dias, é provável que o nível do rio Madeira se mantenha estável.



"Desse modo, não é provável que o rio atinja a zona de atenção para máximas nas duas próximas semanas.", diz o CPRM

Cotas do rio

O rio entra em cota de atenção quando atinge os 14 metros e cota de atenção a partir dos 15, o que é para acontecer apenas em fevereiro de 2022.


Segundo o CPRM, o rio só entra em cota de transbordamento quando ultrapassa a marca de 17 metros.


A cota de inundação do Madeira, de 17 metros, não foi atingida em 2021. O maior nível registrado no ano passado foi em 4 de março, quando marcou 16,53 metros. (G1RO)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com