Últimas Notícias
Brasil

Pessoas com diabetes passam a ter atendimento prioritário em exames na rede privada de saúde em RO

Segundo nova lei estadual, atendimento prioritário deve ser dado a todos os portadores de diabetes que farão exames que necessitem de jejum.

Portadores de diabetes mellitus passaram a ter prioridade nos atendimentos em toda a rede privada de saúde no estado de Rondônia. A medida foi determinada pela lei de n° 529, sancionada na semana passada pelo governador Marcos Rocha.

Paciente com diabetes monitora glicemia


Segundo a lei, todas os laboratórios da rede privada de saúde devem assegurar o atendimento prioritário aos portadores de diabetes durante a realização de exames que necessitem de jejum.


Testes de peptídeo C, glicemia, curvas glicêmicas, curvas insulinêmicas, tolerância à lactose, tolerância à glicose e absorção de xilose são alguns dos exames que exigem jejum dos pacientes.


A norma também indica que a prioridade de diabéticos "na fila de atendimento ou mesmo no agendamento de exames que necessitem que o paciente esteja em jejum se dará concomitante com pacientes gestantes, idosos e pessoas com deficiência".


Diabetes é uma doença crônica caracterizada pela elevação da glicose no sangue e existem dois tipos:


Tipo 1 – É uma doença autoimune em que ocorre a destruição das células que produzem a insulina, ou seja, o pâncreas para de produzir insulina. Por ser autoimune, pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais frequente na infância ou adolescência. Como o organismo não produz a insulina, os diabéticos tipo 1 precisam injetá-la todos os dias como tratamento. Os sintomas comuns são: sede, emagrecimento importante, muito xixi, cansaço e fraqueza.

Tipo 2 – Nesse caso, o pâncreas continua produzindo a insulina, mas ocorre a resistência à ação dela. Como a insulina não age, o pâncreas entende que precisa produzir mais. Ao contrário do diabetes tipo 1, o tipo 2 é mais frequente em adultos após os 40 anos, porém, com o alto consumo de gordura e carboidrato aliado à falta de atividade física, nota-se o aumento de casos em adultos jovens e crianças. A obesidade está diretamente ligada a resistência à insulina. (G1RO)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com