Últimas Notícias
Brasil

FLURONA: Mulher é 1º caso de Rondônia com infecção por Covid e gripe

Paciente infectada recebe cuidados no Cemetron em Porto Velho

Uma mulher, de 31 anos idade, é o primeiro caso de pessoa infectada em Rondônia por gripe (influenza H3N2) e Covid-19 ao mesmo tempo.

 


Quem confirmou a informação ao site foi a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), que ainda divulgou que a mulher é de Porto Velho, mas não se sabe se ela se infectou com ambas as doenças na cidade ou em outro estado/país. 

 

A dupla infecção começou a ser chamada de “flurona”, que é uma mistura das palavras “flu” (gripe em inglês), com parte da palavra “coronavírus”.

 

A paciente está internada no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), em Porto Velho, mas a Sesau não informou qual o estado de saúde dela.

 

Sintomas

 

A “flurona” acontece quando os dois testes – para gripe e para Covid – dão positivo.

 

A gripe, como é chamada a infecção pelo vírus influenza, apresenta sintomas agudos logo nos primeiros dias da doença, como febre alta, tosse, dor de garganta, coriza e congestão nasal.

 

Já nos casos de Covid-19, a doença começa a evoluir a partir do 7° dia, podendo ou não levar a um quadro de insuficiência respiratória. Os sintomas mais comuns da Covid são dor na garganta, dores no corpo, congestão nasal, dores estomacais e diarreia.(Rondoniaovivo)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com