Últimas Notícias
Brasil

Cremero emite alerta para aumento de casos Covid e cobra que autoridades de RO divulguem mais sobre vacinação

Conselho também diz ver com preocupação a circulação da variante Ômicron. "Medidas de proteção continuam sendo as mesmas: vacinação, com as três doses", diz cremero.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) emitiu, nesta quarta-feira (19), um alerta sobre um novo aumento de casos da Covid-19 e cobrou que autoridades façam mais divulgação sobre a importância da vacinação.

Aumento de casos da Covid é visto com preocupação pela Cremero


"É bom estarmos todos atentos para a baixa cobertura vacinal em nosso estado, em especial da população que deveria ter recebido as segunda e terceira doses da vacina. Esta população, de não vacinados ou de vacinados de forma incompleta, é a que corre maior risco de, em se infectando, desenvolver as formas graves da doença. É neste grupo, também, que há o maior risco de óbito", diz a nota pública do Cremero.


O órgão também diz ver com preocupação a circulação de uma nova variante, a Ômicron.


"Como não é possível descartar a circulação das demais variantes, já enraizadas na comunidade, é provável que estejamos diante de um novo ciclo de aumento de casos, causados pelas diferentes formas do SARS-CoV-2", diz o Cremero.


No último fim de semana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou que há 51 casos da variante Ômicron em Rondônia. Os casos foram confirmados em nove municípios.


Para o Conselho Regional de Medicina, é mais do que urgente que as autoridades divulguem de forma adequada e intensiva a importância da vacinação.


"As medidas de proteção dos profissionais de saúde e da comunidade em geral, continuam sendo as mesmas: vacinação, com as três doses, quando indicadas, cuidados de higiene e etiqueta respiratória, além de distanciamento social e evitar aglomerações. É importante que o poder público adote medidas concretas que visem proteger a saúde de todos", afirma.


8 mil casos de Covid

Entre 1° e 18 de janeiro, o estado de Rondônia já registrou 8.450 casos conhecidos de coronavírus, sendo que 1.611 foram registrados apenas na última terça-feira (18), o pior número do mês.


Fonte: Agevisa, Setic e Sesau

Ainda segundo o Cremero, há sinais de superlotação das unidades de saúde, tanto nas unidades de atenção primária, como nas unidades de referência em Rondônia. (G1RO)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade