Últimas Notícias
Brasil

Fogos de artifícios próximos à rede elétrica podem causar acidentes graves e falta de energia

Tradicionais nas celebrações de réveillon, artefatos requerem cuidados que devem ser tomados desde o momento da compra até o manuseio;

Faltam poucos dias para o novo ano e já tem gente adiantada com os preparativos da festa da virada. Além da tradicional mesa farta, familiares e amigos reunidos, há quem não abra mão de recepcionar o réveillon com fogos de artifícios. Ainda que a intenção seja simplesmente comemorar com os luminosos coloridos, o uso inadequado desses artefatos é um risco para a segurança de pessoas e animais, podendo acabar com a alegria da festa de novo ano.
Energisa dá dicas para que comemorações com produtos sonoros e luminosos sejam realizadas com segurança.


E não para por aí: conforme alerta a Energisa, a explosão de fogos de artifício próximo à rede elétrica aumenta a probabilidade de acidentes ocasionados por curtos-circuitos, rompimento dos cabos e até incêndios, que comprometem o fornecimento de energia elétrica para milhares de pessoas, inclusive para serviços essenciais.


O coordenador de Saúde e Segurança da Energisa em Rondônia, Lenildson Santos, explica que, apesar de haver legislação que restringe a queima de fogos em algumas localidades, muitas pessoas apreciam os efeitos sonoros e visuais dos artefatos muito usados em dias festivos.


“Assim como os fogos de artifícios, os sinalizadores, bombas e outros tipos de luminosos e pirotécnicos não devem ser acesos, em hipótese alguma, perto da rede elétrica. O calor emitido por esses artefatos pode dilatar e superaquecer fios e cabos da rede, interferindo no funcionamento do sistema elétrico. O correto é procurar uma área livre, distante da fiação, de árvores e pessoas que podem ser atingidas acidentalmente”, detalha.


Além disso, Santos ressalta a periculosidade desses artigos que não devem ser manuseados por crianças, tampouco em locais inapropriados. “Para a sua segurança, adquira os itens em lojas especializadas e verifique se possuem a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garante a confiabilidade do produto”, reforça.


Se na sua cidade é permitido e você é adepto ao uso de fogos de artifícios, fique atento às dicas que a Energisa preparou para que sua celebração seja feita com segurança: 


- Jamais solte fogos de artifícios próximo a postes, fios e outros equipamentos de rede elétrica;


- Antes de comprar, tenha a certeza de que o produto tem procedência e selo do Inmetro;


- Seja cauteloso (a): procure uma área livre (longe de hospitais, residências, comércios, indústrias e depósitos) e siga todas as instruções de segurança listadas na embalagem;


- Não guarde os explosivos no bolso, nem dentro de casa;


- Não acenda fogos, bombas e sinalizadores perto da própria face, de pessoas ou animais;


- Caso o artefato falhe, não tente acendê-lo novamente;


- Por fim, nenhum dos produtos acima citados deve ser manuseado por menores de 18 anos. (Assessoria)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com