Últimas Notícias
Brasil

Luciano Szafir desfila na São Paulo Fashion Week com bolsa de colostomia

Ator e apresentador utiliza o aparelho desde que sofreu complicações por conta da covid-19

O ator e apresentador Luciano Szafir desfilou na passarela do São Paulo Fashion Week (SPFW) nesta quinta-feira (18) utilizando uma bolsa de colostomia. O artista recebeu alta hospitalar há cerca de quatro meses, depois de ficar mais de um mês internado por conta de complicações por reinfecção do coronavírus.


Szafir teve de se submeter a uma terapia anticoagulante, comum em pacientes com coronavírus. O procedimento gerou um sangramento espontâneo e fez com que a alça intestinal do ator fosse perfurada. Com esse quadro clínico, foi necessária a abertura da parede abdominal, próxima à parte final do intestino, e a recomendação do uso da bolsa de colostomia.


O retorno de Szafir às passarelas ocorreu na mesma semana em que se celebra o Dia Nacional das Pessoas com Colostomia, comemorada oficialmente na terça-feira (16). O artista contou que pediu ao estilista Walério Araújo uma roupa personalizada para deixar a bolsa de colostomia visível ao público.


Em uma publicação no Instagram, o apresentador disse que participou do desfile para conscientizar as pessoas sobre a importância do uso do aparelho.


"Hoje é um dia muito feliz para mim! Desfilar na SPFW e conscientizar as pessoas sobre a importância do uso de uma bolsa de estomia foram as minhas metas realizadas no dia. Há muito tempo que eu já planejava isso e esta surpresa no desfile foi pensada em todos os detalhes", escreveu na publicação.


Ele foi homenageado pelos familiares. Sasha, filha do artista com Xuxa Meneghel, disse estar orgulhosa do pai. "Que orgulho! Parabéns, pai! Te amo", escreveu ela, compartilhando uma foto de Szafir em seu perfil no Instagram. 


O marido de Sasha, João Figueiredo, destacou a superação do sogro: "Dia de prestigiar o sogrão Szafir no SPFW (emocionante saber que você venceu essa luta Lu, você é um milagre!)". 


Já a esposa, Luhanna Szafir, falou sobre a emoção de assistir de perto o momento. "Foi emocionante. Parabéns, meu amor. Meu príncipe. Orgulho e gratidão", derreteu-se ela nos Stories.


Depois de dois anos de apresentações online, a SPFW ocorre pela primeira vez em formato híbrido. Os desfiles presenciais seguem até sábado (20) no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera. E se encerram no domingo (21), no Rio de Janeiro. A programação pode ser acompanhada pelo canal de TV oficial do evento, o FashionTV, que transmite os desfiles ao vivo, e também pelo streaming Box Brazil Play.


O que é bolsa de colostomia?

A colostomia consiste em abrir o cólon, artificialmente, para que as fezes sejam evacuadas em uma bolsa. É um tipo de estomia (chamado também de ostomia), procedimento que se refere à abertura de um órgão para o meio externo, realizado por meio de intervenções cirúrgicas no sistema digestório, vias urinárias ou respiratória, explica a Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest).


A colostomia é realizada quando há algum problema que impeça a pessoa de evacuar pelo ânus. Neste caso, as fezes e gases são eliminados pela estomia, localizada na superfície do abdome, e coletadas em equipamentos coletores adaptados à pele.


Elas podem ser temporárias (após um tempo pré-determinado serão fechadas por meio de nova intervenção cirúrgica) ou definitivas.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com