Últimas Notícias
Brasil

Festival Duelo da Fronteira online acontece pela segunda vez em Guajará-Mirim, RO

São dois dias de programação: 5 e 6 de novembro. Apresentações serão transmitidas através das redes sociais.

O Duelo da Fronteira, evento tradicional em Guajará-Mirim (RO), acontece de forma virtual pelo segundo ano consecutivo em Rondônia. A programação começa na noite desta sexta-feira (5) e termina no sábado (6).

Boi Malhadinho

Diferente do modelo convencional, este ano não haverá batalha entre os bois, apenas apresentações com o objetivo de celebrar a cultura na região de fronteira do estado.


As performances serão transmitidas pelas redes sociais a partir das 21h, no horário de Rondônia. Mas também será possível assistir de pertinho, basta entrar em contato antecipadamente com a organização do festival, através do número (69) 9 9238-3147, e conferir se ainda existem lugares disponíveis.


A primeira apresentação será do boi vermelho e branco, o Flor do Campo. No sábado será a vez do Malhadinho, colorindo as telas de azul e branco. Cada apresentação deve durar em média uma hora e meia.

Apresentação antiga do Flor do Campo


Tradição

Antes da pandemia da Covid-19, o evento tradicional da cultura rondoniense não acontecia há três anos por causa de problemas financeiros, segundo os organizadores.


A última edição do evento aconteceu em 2016, mas não houve disputa, pois o cantor e musicista Márcio Paz Menacho, de 45 anos, do boi bumbá Flor do Campo, foi morto com um tiro no rosto durante um assalto dois dias antes do festival.

Águia domina o céu do bumbódromo na apresentação do Flor do Campo

Nos anos seguintes, o duelo também não aconteceu, pois os representantes dos bois bumbás Flor do Campo e Malhadinho alegaram falta de recursos para a realização do festival, já que o Governo do Estado havia suspendido a alocação do dinheiro público pela falta de prestação de contas das agremiações.


Em 2020, já durante a pandemia, surgiu a ideia de realizar o festival pela primeira vez de forma online.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com