Últimas Notícias
Brasil

Prefeitura promove caminhada pelo Centro Histórico em comemoração aos 107 anos de Porto Velho

Como parte das comemorações dos 107 anos de aniversário da capital, a Prefeitura de Porto Velho realiza, neste sábado (2), a partir das 8h, uma caminhada pelo Centro Histórico com representantes do trade turístico, guias de turismo e a população em geral.



De acordo com a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo e Trabalho (Semdestur), idealizadora da ação, além de comemorativa, a caminhada servirá de observatório para a criação de uma nova roteirização turística, usando a prática de “walking tour”(caminhada guiada gratuita).


O grupo sairá da Praça das Três Caixas D’Água com passagens pelos prédios da 1ª Residência Episcopal, Palácio Presidente Vargas, Catedral, Biblioteca Francisco Meireles, Maçonaria, ladeira Comendador Centeno, Praça Jonathas Pedrosa, Travessa Manelão, finalizando no Mercado Cultural - que em comemoração à data, dará desconto na consumação para que aconteça um "Café com Prosa" para os interessados em bater um papo sobre atividades turísticas e, ainda, conhecer produtos regionais que estarão em exposição pelos feirantes do Giro Empreendedor.


Em cada local visitado, um guia de turismo e o professor e historiador Aleks Palitot, parceiros na ação, farão paradas para contar a história e curiosidades de cada ponto.


A ideia surgiu a partir de observações e vivências realizadas pela equipe do Departamento de Fomento ao Turismo (Defotur), que viu na prática dos "free walking tours" europeus uma boa estratégia de promover novos roteiros turísticos na cidade, alinhado ao planejamento estratégico da gestão.


“Em outras cidades, normalmente, nos 'city tours' tradicionais, os turistas ficam limitados a observar a cidade pela janela de um ônibus turístico, sem possibilidade de conhecer a história daqueles locais que estão visitando, e com o aniversário da cidade, veio a ideia de se trazer o 'walking tour' para Porto Velho. Nosso Centro tem uma importância cultural e histórica muito grande e que não pode deixar de ser considerado como um atrativo a ser oferecido a quem nos visita. Nossa história é formada a partir do Centro, dos arredores da EFMM”, explica Glayce Bezerra, secretária da Semdestur.


Ainda segundo a secretária, conhecedora da constituição da capital e da riqueza do patrimônio arquitetônico e cultural do Centro Histórico, a iniciativa da caminhada é um atrativo para o turista e uma oportunidade de criar um novo roteiro turístico, permitindo que o Centro Histórico seja descoberto por quem visita a cidade. “Estou super feliz em realizar esse tipo de passeio com turistas, um passeio que a gente faz, intuitivamente, e eu considero muito importante oferecer algo além do habitual turismo de pesca e negócios, porque Porto Velho tem muito mais a oferecer”, avaliou.


Além da lendária ferrovia da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), a região central da cidade ainda tem o rio Madeira, prédios históricos, comércio e a área dos antigos mercados.


A secretária também defende uma maior exploração turística no Centro Histórico da cidade. Para ela, o turista que sai de sua cidade procura novidades e histórias que enriqueçam sua viagem. Ela destaca que esse tipo de caminhada ajuda a perpetuar a memória da cidade e oferece aos visitantes momentos de conhecimento da história da capital.


“Conhecer e conservar o passado é um elemento básico para a construção do futuro. Estamos articulando esforços para que essa primeira caminhada comemorativa sirva de piloto para uma ação regular de roteirização turística”, finalizou.(Assessoria)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com