Últimas Notícias
Brasil

Nova ciclofaixa será instalada no Espaço Alternativo de Porto Velho

Prefeitura afirma que até o final do ano, capital terá 30 quilômetros de vias exclusivas para ciclistas. Obra prevê ligações entre as zonas Norte e Leste da capital.

Uma nova ciclofaixa está sendo instalada no Espaço Alternativo de Porto Velho. A obra iniciou no último sábado (4) e deve ser concluída nos próximos dias, segundo a prefeitura.

Ciclofaixa no Espaço Alternativo de Porto Velho

De acordo com a gestão municipal, a nova estrutura cicloviária terá ao todo 2,3 km. A obra prevê ligações entre as zonas Norte e Leste da capital, conectando o Aeroporto Governador Jorge Teixeira de Oliveira à ciclorrota da Lauro Sodré, e a ciclovia direcionada ao Parque da Cidade.


Ao todo, o investimento total na obra é de R$ 250 mil, através da instalação de placas, faixas de pedestres e sinalização horizontal. A ciclofaixa fica do lado direito da pista, sentido Aeroporto ao Hospital de Base.


Conforme a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), agentes de trânsito atuarão todos os dias no local com o intuito de coibir infrações que comprometam a segurança dos ciclistas.


Complexo Cicloviário

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Mobilidade e Polos Geradores de Tráfego (DMOP), da Semtran, revelou que entre 768 ciclistas entrevistados, 70% fazem deslocamentos diários das zonas Norte e Leste para o centro da cidade, 80% utilizam os veículos para fins esportivos, enquanto 20% usam as vias para ir trabalhar.


Por isso, a prefeitura afirmou que vai ampliar os 22 quilômetros existentes de vias exclusivas para os ciclistas, para 30 quilômetros até o final do ano.


Raimundo Cantuária

Entres os quilômetros existentes, 4,5 km estão sendo revitalizados na avenida Raimundo Cantuária;


Lauro Sodré

Mais 4,5 km de ciclovias e ciclorrotas foram inseridas nas Avenidas Lauro Sodré e Governador Jorge Teixeira.


Tiradentes

Além disso, também está em execução, mais 1,2 km na Avenida Tiradentes.


Conforme a prefeitura, a instalação das ciclorrotas, ciclovias e ciclofaixas em Porto Velho fazem parte do "Complexo Cicloviário", executado com o objetivo de proporcionar mais segurança aos condutores de bicicleta e pedestres, bem como melhorar a fluidez no trânsito do município.

Ciclofaixa é instalada no Espaço Alternativo de Porto Velho


Ciclovia, ciclorrota e ciclofaixa

Embora sejam áreas de tráfego sinalizadas feitas para o uso de bikes, há diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota. É preciso se atentar aos conceitos para que sejam respeitados e seguidos conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Ciclovia: É o espaço separado e exclusivo para o uso contínuo do ciclista, podendo ter sentido unidirecional (seguindo o sentido da via), ou bidirecional (com duplo sentido de circulação). Em Porto Velho, a ciclovia pode ser encontrada em uma via na calçada do Espaço Alternativo, nas estradas do Santo Antônio e Treze de Setembro e nas avenidas José Vieira Caúla e Mamoré. Ela oferece mais segurança para o ciclista, já que mantém o distanciamento físico do tráfego de veículos.

Ciclofaixa: Como o nome já diz, é uma faixa na própria rua ou avenida que limita o espaço destinado aos ciclistas do trânsito em geral. Na capital, ela pode ser encontrada nas ruas e retornos em frente ao Aeroporto Jorge Teixeira, na rua Da Beira e na rua Cipriano Gurgel.

Ciclorrota: É a rota sinalizada que indica o trajeto mais seguro para quem anda de bike. A ciclorrota pode ser localizada na Avenida Lauro Sodré.

Travessia: Além dos demais espaços de circulação de bicicletas, a travessia funciona como uma "faixa" em que o motorista deve dar preferência ao ciclista. Na capital, ela é sinalizada por uma faixa vermelha pintada na rua e está localizada na área entre o espaço alternativo e o aeroporto.(G1RO)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com