Últimas Notícias
Brasil

Escola Municipal Antônio Ferreira da Silva é referência no acolhimento de estudantes autistas

Unidade conta com estrutura e apoio pedagógico diferenciado

O retorno presencial das aulas é um evento aguardado há mais de um ano por pais, professores e estudantes. Interrompidas pela pandemia da Covid-19, as atividades estão sendo retomadas de forma escalonada pela Prefeitura de Porto Velho. Neste processo, a Escola Municipal Antônio Ferreira da Silva, localizada no bairro São Cristóvão, é referência no atendimento a crianças com limitações físicas e cognitivas.

A unidade é referência no atendimento a crianças com limitações físicas e cognitivas

No começo desta semana, um aluno com autismo não pode ser recebido em sala de aula em uma escola que não faz parte da rede municipal. Por conta disso, o Prefeito Hildon Chaves convidou a mãe do menino para fazer a matrícula do aluno na Escola Municipal Antônio Ferreira da Silva, modelo na acolhida a alunos portadores de autismo ou outras condições diferenciadoras.


É nesta unidade que a diretora Andreia Valéria costuma receber os estudantes no portão de entrada, sempre com muito carinho.


AUTISMO

“Nossa escola tem 540 alunos matriculados e mais de 70 são portadores de alguma condição, como Síndrome de Down, cadeirantes, deficientes visuais e, principalmente, crianças com espectro autista”, explica a diretora.


A unidade transformou a exclusão social em acolhimento. Hoje, a escola é reconhecida por possuir uma estrutura física e pedagógica que proporciona todas as condições de aprendizagem a esses estudantes.


“A rede municipal, como um todo, oferece o diferencial de ter um professor acompanhante, cuidadores que atuam prestando apoio aos professores e atendendo exclusivamente crianças autistas e demais estudantes com alguma limitação”, explica a gestora.


Maria Socorro Oliveira é uma dessas profissionais. A professora desenvolve atividades com alunos autistas há três anos e descreve a experiência como única: “Com eles, nenhum dia é igual ao outro. São crianças com muitas habilidades, mas também com restrições. Entendemos que cada uma possui um limite e uma forma específica de processar o ensino e realizar as atividades”, explica.


Outro diferencial da escola é uma sala de recursos que permite um acompanhamento individualizado de apoio pedagógico aos estudantes com alguma condição específica. No espaço, os alunos têm a chance de revisar disciplinas em que têm baixo aproveitamento e desenvolver aptidões artísticas e intelectuais.

Dina Farias tem uma filha de nove anos matriculada no 3º ano do Ensino Fundamental. A servidora pública conhece bem a realidade dos pais de crianças autistas e destaca que a dedicação dos educadores faz a diferença na vida da estudante.


“A maior parte das escolas não possui uma estrutura e corpo docente para receber crianças autistas. Aqui, minha filha conta com profissionais capacitados e com dedicação exclusiva. Ela está se desenvolvendo e acredito que as perspectivas para ela no futuro são as melhores”, afirma.




Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com