Últimas Notícias
Brasil

Edital de seleção da Unir para este ano sai nos próximos dias

O processo seletivo discente 2021, para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal de Rondônia (Unir), será diferente dos anos anteriores, segundo informou a instituição.



Cerca de 2.600 vagas distribuídas em 69 cursos de graduação, ofertados em seus oito campi nos municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Presidente Médici, Rolim de Moura e Vilhena. A relação de todos os cursos da UNIR, de acordo com os campi onde funcionam, pode ser acessada em http://www.prograd.unir.br/pagina/exibir/12853.


A principal mudança é que o candidato poderá optar, no ato da inscrição, qual edição do Enem ele irá utilizar para a seleção, podendo ser uma das três últimas notas de 2018, 2019 ou 2020.


Se o candidato tiver feito mais de uma dessas três edições do Enem, poderá escolher e indicar a maior nota entre elas. A seleção e classificação dos novos alunos será feita levando-se em consideração a nota obtida pelo candidato e as ações afirmativas de reserva de vagas (política de cotas) da Unir.


Depois de concluída essa primeira etapa de seleção pela nota do Enem, e se ainda restarem vagas não preenchidas nos cursos de graduação, será lançado um edital complementar.


Outra novidade do Processo Seletivo Discente 2021 é a possibilidade de ingresso via histórico escolar do Ensino Médio, porém essa modalidade só será possível se as vagas nos cursos não forem todas preenchidas através das notas do Enem. “É neste momento que as notas do Ensino Médio, especificamente das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, serão utilizadas para classificar os candidatos através de uma média”, explica Aline Oliveira, da Coordenadoria de Processo Seletivo Discente, CPSD.


O objetivo é garantir o acesso à Universidade ao maior número possível de pessoas e o preenchimento de todas as vagas oferecidas pela UNIR em 2021.


Todos os detalhes serão disponibilizados no edital de seleção de novos alunos, que será publicado neste mês de agosto. Segundo a UNIR, a comissão responsável pelo edital está concluindo os trâmites necessários, e ainda não tem uma data exata de quando sairá o edital, apenas o mês foi confirmado no momento.


A mudança ocorre excepcionalmente no Processo Seletivo 2021 por conta das dificuldades provocadas pela pandemia da Covid-19, como, por exemplo, a abstenção nas provas do Enem realizadas em 2020, que chegou a 60% em Rondônia; as condições de estudo e ensino dos alunos secundaristas durante o isolamento; entre outras particularidades desse período.


Em caso de dúvidas, a CPSD dispõe de um canal de esclarecimentos das perguntas mais frequentes.


Se ainda assim restarem dúvidas quanto ao Processo Seletivo Discente, entre em contato por meio do WhatsApp institucional (69) 2182-2026 e acompanhe as atualizações nos perfis oficiais da UNIR nas redes sociais: @unir.rondonia (Instagram) e @unir.ro (Facebook).(Rondoniagora)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com