As especializações são gratuitas, on-line e possuem certificação
O retorno presencial às salas de aula
está ocorrendo de forma gradual em alguns lugares do Brasil. Cerca de 189
milhões de pessoas já receberam ao menos a primeira dose do imunizante contra o
novo coronavírus, de acordo com o Governo Federal, até julho desse ano. Com o
avanço da imunização contra a Covid-19, o setor da educação planeja retornar de
forma segura às aulas. Para auxiliar nesse processo, a plataforma de formação
continuada Escolas Conectadas disponibiliza sete cursos para ajudar os
educadores no planejamento de uma aprendizagem significativa nessa volta às
aulas. As especializações são gratuitas, on-line, certificadas e podem ser
realizadas como e onde o educador quiser.
Com o avanço da campanha de imunização, a área educacional que já planejava o retorno as aulas, colocaram em prática as ações para a retomada das atividades. |
“Para além do retorno físico às salas
de aula, os professores precisam pensar como estão a cabeça dos alunos após
quase dois anos de aula remota. A expectativa em reencontrar os amigos, a
ansiedade por retornar ao espaço onde essas crianças, esses jovens se sentem
bem. Por outro lado, o medo de sair de casa também precisa ser levado em
consideração. Por isso, abordar conteúdos e proporcionar momentos de
descontração e alegria são essenciais para um retorno tranquilo”, afirma a professora
Mariana Gonçalves, 35.
Confira as especializações gratuitas
oferecidas aos professores:
1. Jogos e brincadeiras: para além da seriação
Um dos conteúdos que mais engaja os
estudantes, independentemente do nível de aprendizagem são os jogos. Através do
lúdico, os alunos potencializam seu desenvolvimento de forma divertida e
educativa. O propósito deste curso é discutir e analisar as potencialidades
deles na constituição da infância e na construção de vínculos.
2. Experiências educativas inovadoras usando as TIC
As
Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) vieram para ficar. Falar em
inovação e integração entre profissionais da educação e estudantes é também
debater as possibilidades dos recursos tecnológicos como potencializadores do
desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI. O objetivo do
curso é reavaliar práticas pensando no contexto atual e adaptá-las para a
realidade de cada turma.
3. Inova Escola –
Personalização
Cada
estudante é único e merece a chance de traçar o próprio caminho de
aprendizagem. Por meio da personalização, os professores podem compreender as
necessidades individuais e valorizar a diversidade de saberes da turma. O
objetivo do curso é preparar os participantes para aplicar o conceito de
personalização em suas realidades, adaptando práticas para desenvolver
autonomia e mediar o processo de aprendizagem de acordo com os ritmos variados
dos estudantes.
Uma vez
adotadas práticas inovadoras, os processos avaliativos também precisam
acompanhá-las. O objetivo da avaliação é conhecer como o estudante
pensa para ajudá-lo a aprender. Neste curso, os educadores são convidados a
trabalhar com diferentes abordagens avaliativas, em modelos presenciais e
remotos, e a pensar nelas como parte do processo de aprendizagem.
5. Sem medo da indisciplina: a construção participativa da
disciplina na sala de aula
Conceitos
como disciplina e indisciplina são discutidos, buscando responder algumas das
questões mais essenciais dos educadores em relação à gestão de uma sala de
aula. A partir dos tópicos levantados ao longo do módulo, o objetivo é fazer
com que o educador sinta-se mais confortável para buscar soluções de construção
participativa com a turma.
6. Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e
aprender
Diante da possibilidade de personalizar conteúdos e analisar grandes volumes de dados, a colaboração se torna uma das mais importantes habilidades a ser desenvolvida para tomar decisões e executá-las de forma efetiva. A ideia do curso é incentivar construções coletivas em sala de aula e em outros ambientes, criar redes e ampliar a conexão entre profissionais da educação e estudantes.
7. Mudanças de tempos e espaços para a inovação pedagógica
Entre
tantos impactos produzidos pela pandemia sobre a educação, a necessidade de
repensar os tempos e espaços escolares talvez seja o maior. Neste curso, o
objetivo é apresentar estratégias que permitam romper o modelo tradicional
de escola para encorajar a paixão por aprender, o exercício da curiosidade e a
adoção de princípios e procedimentos científicos, como a investigação, a
análise crítica, a imaginação e a criatividade.
* Com informações da Fundação
Telefônica Vivo
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
forma
efetiva. A ideia do curso é incentivar construções coletivas em sala de aula e
em outros ambientes, criar redes e ampliar a conexão entre profissionais da
educação e estudantes.
7. Mudanças de tempos e espaços para a inovação pedagógica
Entre
tantos impactos produzidos pela pandemia sobre a educação, a necessidade de
repensar os tempos e espaços escolares talvez seja o maior. Neste curso, o
objetivo é apresentar estratégias que permitam romper o modelo tradicional
de escola para encorajar a paixão por aprender, o exercício da curiosidade e a
adoção de princípios e procedimentos científicos, como a investigação, a
análise crítica, a imaginação e a criatividade.
* Com informações da Fundação
Telefônica Vivo
TAGS: Volta às Aulas,
Cursos, Especializações, Professores, Alunos, Educação
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
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