Últimas Notícias
Brasil

Conheça os paratletas rondonienses que competem pelo pódio nas Paralimpíadas de Tóquio

Kesley Josue, Ketyla Teodoro e Mateus Evangelista entram na competição em modalidades do atletismo. Jogos no Japão começam nesta terça-feira (24) e acontecem até 5 de setembro.

Após duas semanas do final das Olimpíadas, novamente os olhos se voltam para Tóquio, no Japão. A partir desta terça-feira (24), atletas de todo o mundo vão disputar as Paralimpíadas. Entre eles, três são nascidos em Rondônia e competem em modalidades do atletismo.

Kesley Teodoro


Quem são eles?

Kesley Josue Teodoro

Modalidade: Atletismo 100m

Classe: T12 (atleta com baixa visão)


Atleta de 30 anos e natural de Rolim de Moura (RO). Nos primeiros anos da infância, Kesley apresentou sintomas de uma patologia genética que afeta a retina, chamada doença de Stargardt. Ele conheceu o atletismo através da sua irmã, Ketyla, que sofre da mesma doença genética, e que estava no ensino médio quando foi convidada a participar das Paralímpiadas Escolares, em 2012.


Kesley já tinha se formado, mas seus pais afirmaram que só deixariam Ketyla ir até São Paulo se o irmão a acompanhasse. O técnico que convidou sua irmã percebeu que o atleta também poderia correr e ele iniciou sua carreira também nas Paralímpiadas Escolares.


Principais conquistas: Quarto lugar nos 100m nos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Ranking internacional: 9º lugar nos 100m

Participações Paralímpicas: 1 (Rio 2016)

Kesley Teodoro


Ketyla Teodoro

Modalidade: Atletismo 200m e 400m

Classe: T12 (atleta com baixa visão)

Ketyla Teodoro


Ketyla tem 25 anos e é natural de Rolim de Moura (RO). A paratleta é irmã do competidor Kesley e tem a mesma doença genética do irmão, a patologia de Stargardt. Ela enxergou até os 12 anos, quando sua visão piorou rapidamente e hoje ela só enxerga de 5% a 10%. A atleta conheceu o esporte paralímpico no último ano do ensino médio, quando um treinador de um clube em Rondônia buscava atletas para participar das Paralímpiadas Escolares de 2012.


Principais conquistas: Bronze nos 400m nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019.

Ranking Internacional: Terceiro lugar nos 200m e 400m.

Participação Paralímpica: 0

Ketyla Teodoro e seu guia de provas
Ketyla Teodoro e seu guia de provas


Mateus Evangelista

Modalidade: Atletismo 100m e salto a distância

Classe: T37 (atleta com coordenação limitada)

Mateus Evangelista

Atleta de 27 anos e natural de Porto Velho. Na hora do parto, Mateus teve falta de oxigenação no cérebro e, como sequela, o lado direito de seu corpo ficou comprometido. Aos 12 anos, assistiu a uma palestra sobre esporte paralímpico em sua escola e decidiu falar com os responsáveis para conhecer as modalidades e a partir disso, começou no atletismo.


Principais conquistas: Prata no salto em distância no Mundial Dubai 2019; ouro nos 100m, prata nos 200m e no salto em distância nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019; ouro nos 100m, prata nos 200m e prata no salto em distância no Mundial Londres 2017; prata no salto em distância nos Jogos Paralímpicos Rio 2016; ouro nos 100m, nos 200m e no salto em distância nos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015.

Ranking internacional: 9º lugar no salto a distância e 5º lugar nos 100m (50 segundos a menos que o primeiro colocado).

Participações Paralímpicas: 1 (Rio 2016)(g1ro)

Mateus Evangelista




« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com