Últimas Notícias
Brasil

Polícia de Rondônia cumpre mandados em operação contra quadrilha de pirataria online

Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (8) em Porto Velho, durante a Operação 404, deflagrada pelo Núcleo de Combate às Defraudações, para apurar crimes praticados na internet contra a propriedade intelectual na Internet.

Polícia de Rondônia cumpre mandados em operação contra quadrilha de pirataria online

Ação faz parte de mobilização internacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (Secretaria de Operações Integradas), Polícias Civis e Agências de Aplicação da Lei dos Estados Unidos e Reino Unido.


Além de Rondônia, os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Espirito Santo, Maranhão, Mato Groso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo. No Reino Unido e Estados Unidos também foram cumpridos mandados.


De acordo com o Delegado Swami Otto, titular da Defraude, no Brasil, os conteúdos de filmes e séries, que são protegidos por direitos autorais, eram disponibilizados de forma ilícita no site SuperFlix, sem a autorização dos proprietários. “Não precisava de assinatura para acessar o site, os administradores ganhavam por acesso. Somente nos dados de pesquisa realizado pela Polícia, foi verificado que no mês de maio deste ano, o site teve mais de 17 milhões de acesso, sendo considerado um dos mais acessados no país”, detalhou o delegado.


Em Porto Velho, os policiais apreenderam computadores, notebooks, aparelhos celulares e pen drive, na residência de investigados. Todo o material apreendido auxiliará nas investigações. “As investigações continuam, para que futuramente os administradores sejam responsabilizados pelos crimes cometidos”, afirmou Swami Otto.


Segundo o delegado, ainda não é possível saber o valor movimentado pelos administradores. “Nós vamos conseguir saber quando tivermos acesso às contas bancarias dos investigados”, disse.


O delegado destacou ainda, que a pena para quem prática esse tipo de crime é de reclusão, de dois a quatro anos. Os investigados podem ser indiciados ainda por associação criminosa e lavagem de capitais.


A ação integrada no combate à pirataria online está sendo deflagrada com a colaboração das embaixadas dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations (HSI) e Departamento de Justiça) e do Reino Unido no Brasil (IPO – Intellectual Property Office e PIPCU - Police Intellectual Property Crime Unit).


Operação 404 - O nome faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página não foi encontrada ou está indisponível. Essa é uma das principais ações da operação: tornar indisponíveis os serviços criminosos que violam os direitos autorais das vítimas.


Fonte: Rondoniagora



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade