Cronograma foi divulgado pelo Ministério da Educação
A partir de 2022 as escolas
brasileiras que oferecem o ensino médio deverão implementar, gradativamente, o
programa Novo Ensino Médio, que trará mudanças na carga horária e na estrutura
curricular das aulas. O cronograma e as ações foram divulgados no último dia
14, no Diário Oficial da União. Dentre as mudanças está a ampliação da carga
horária mínima das atuais 800 horas para 1.000 horas anuais.
O cronograma e as ações foram divulgados no último dia 14, no Diário Oficial da União. Dentre as mudanças está a ampliação da carga horária mínima das atuais 800 horas para 1.000 horas anuais. |
O programa deve contemplar as
aprendizagens essenciais e comuns a todos os estudantes e ofertar diferentes
possibilidades de escolha a partir dos itinerários formativos incluindo a
formação técnica e profissional de forma a aprofundar conhecimentos e ajudar na
inserção no mercado de trabalho.
Conforme o cronograma, a
implementação começará no ano que vem, de forma progressiva, com as 1ª séries
do Ensino Médio. Em 2023 continuará com as 1ª séries e dará início às 2ª séries
e completando o ciclo de implementação nas três séries do ensino médio em 2024.
O investimento no projeto é de
mais de R$ 70 milhões nas secretarias de educação para readequação de seus
referencias curriculares e para formação dos profissionais de educação, com
repasse a mais de quatro mil escolas piloto, totalizando R$ 360 milhões em
apoio financeiro, conforme o MEC.
Segundo o Ministério da Educação,
um novo Programa de Fomento à Implementação dos Itinerários Formativos será
lançado ainda neste ano para dar apoio técnico e financeiro às escolas de ensino
médio e a integração entre as instituições de ensino superior, setor
produtivo, escolas e secretarias de educação.
Conteúdos e cronograma
Com o Novo Ensino Médio, o
estudante poderá escolher em qual área quer aprofundar seus conhecimentos ao
longo da formação. O projeto poderá ofertar até cinco itinerários formativos,
que podem variar conforme o contexto no qual a escola está inserida e de acordo
com as necessidades e interesses dos estudantes. As redes de ensino terão
autonomia para definir os itinerários ofertados.
Os itinerários são: linguagens e
suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas
tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional.
O cronograma divulgado apresenta
as seguintes divisões:
1) No ano de 2021: aprovação e
homologação dos referenciais curriculares pelos respectivos Conselhos de
Educação e formações continuadas destinadas aos profissionais da educação;
2) No ano de 2022: implementação
dos referenciais curriculares no 1º ano do ensino médio;
3) No ano de 2023: implementação
dos referenciais curriculares nos 1º e 2º anos do ensino médio;
4) No ano de 2024: implementação
dos referenciais curriculares em todos os anos do ensino médio;
5) Nos anos de 2022 a 2024:
monitoramento da implementação dos referenciais curriculares e da formação
continuada aos profissionais da educação.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
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