Últimas Notícias
Brasil

No Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, servidores do Hospital de Base participam de campanha educativa

Nesta terça-feira (27), Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Semst) do Hospital de Base Ary Pinheiro (HBAP) realizou campanha educativa para conscientizar os servidores estaduais sobre o descarte correto de materiais, feita de maneira adequada a separação entre lixo comum, infectantes e perfurocortantes.

No Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, servidores do Hospital de Base participam de campanha educativa
Servidores do Hospital de Base são conscientizados sobre prevenção a acidentes de trabalho

‘‘O nosso foco hoje é conscientizar os servidores sobre o descarte correto dos resíduos hospitalares, pois sabemos que muitos acidentes podem acontecer com perfurocortantes (agulhas, seringas e vidro). Por exemplo, se o servidor com pressa coloca um perfurocortante no uniforme, quando for para a lavanderia pode causar acidentes. Precisamos ter comportamentos seguros’’, explica o coordenador do Sesmt do HBAP, Kleberson da Silva Medeiros.


Ele explica que a unidade hospitalar possui toda a estrutura adequada para recolhimento dos diferentes tipos de resíduos, segue as normativas previstas na RDC 306, RDC 222, e da NR 32, e aponta que a participação dos servidores para o uso adequado desse sistema é essencial. A ação foi realizada no corredor principal do HBAP com a simulação dos três tipos de lixos gerados na instituição, entrega de panfletos informativos e o compartilhamento das principais dicas de como proceder para dar a destinação correta aos resíduos.


O coordenador explicou que as ações para manter o ambiente de trabalho seguro para mais de dois mil servidores do hospital são constantes. ‘‘Buscamos promover um ambiente de trabalho seguro, pois quando uma pessoa se acidenta gera transtornos físicos e emocionais, então fazemos esse alerta, pois a vida é preciosa, e temos que voltar para nossos lares com saúde e segurança’’, assegura.

Técnica de enfermagem Mara de Souza, destacou a importância de conscientizar para evitar  contaminação

Para os servidores, a campanha é válida e útil para evitar os acidentes. ‘‘É muito bom termos esse conhecimento para que não haja contaminação’’, disse a servidora Maria das Graças, que trabalha no setor de hemodinâmica.


‘‘A campanha é importante diante do vício de trabalho, para que ao realizar atividades repetitivas não haja falhas, é bom relembrar o procedimento correto’’, afirma a técnica de laboratório, Indiara Cássia.


‘‘É importante demais fazer isso, pois assim os servidores ficam cientes do certo e errado, e assim evita-se a contaminação’’, disse a técnica de enfermagem do Centro Cirúrgico, Mara Souza.(Assessoria)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade