Últimas Notícias
Brasil

Festival do Tambaqui da Amazônia será realizado em todo o país

Parceria entre poder público e iniciativa privada visa popularizar o consumo do pescado nativo


A Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), a Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) preparam uma ação ousada: a realização do tradicional Festival do Tambaqui da Amazônia em todo o território brasileiro. A ideia é ter o famoso churrasco de peixe em pelo menos 60 pontos espalhados pelo Brasil.

Festival do Tambaqui da Amazônia será realizado em todo o país

A meta dos organizadores é alcançar boa parte dos municípios de Rondônia, assim como as 26 capitais dos estados brasileiros e o Distrito Federal. No total, serão assadas ao menos 14 mil bandas de Tambaqui para serem vendidas à população. Toda a renda obtida será revertida em ações sociais diretas de instituições sem fins lucrativos como o Lions Clube Ariquemes Canaã, entidade que também coordena a mobilização de parceiros para o evento.


Batizado agora de Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia, o evento é um esforço de marketing para popularizar o consumo do pescado nativo da região amazônica e já bastante consumido no norte do país. Proteína altamente sustentável, de sabor característico e recomendado por nutricionistas e grandes chefes de cozinha, a iguaria já ganhou o paladar de boa parte do país, mas ainda há a busca de novos mercados no Brasil e no exterior.


O Festival do Tambaqui da Amazônia começou em 2017, em Ariquemes, durante a Expovale, evento com exposição e comercialização de produtos de municípios do Vale do Jamari. Logo, a ideia se espalhou e ganhou a adesão de outras cidades do interior de Rondônia e chegou, em 2019 na inédita iniciativa de assar 4 mil bandas de Tambaqui em plena Esplanada dos Ministérios em Brasília, com a participação do presidente da república Jair Bolsonaro.


Agora, alçando voos maiores, o Tambaqui vai desembarcar no restante do país ampliando a promoção em torno deste pescado. Atualmente, Rondônia é o maior produtor desta espécie no país e o terceiro maior produtor de peixes em cativeiro do Brasil. Nos últimos anos, o Tambaqui também vem se mantendo como terceiro maior produto da piscicultura brasileira no ranking das exportações.


Saiba mais sobre as ações do Sebrae em Educação Empreendedora: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube. (Assessoria)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com

Publicidade