Últimas Notícias
Brasil

Taxa de ocupação de UTI em Porto Velho é de 68% e não há filas desde abril

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 nas Unidade de Terapia Intensiva (UTI Covid-19) voltou a cair em Porto Velho e é uma das mais baixa desde o início do ano. Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), mostram a queda quem vem ocorrendo na cidade. Atualmente, a capital tem 68% dos leitos de UTI ocupados e 32% livres.


Taxa de ocupação de UTI em Porto Velho é de 68% e não há filas desde abril


O último dia 20 de abril foi a dose de esperança que todos os rondonienses esperavam. Nessa data, o governo estadual anunciou que o Estado havia zerado a fila de espera por leitos de UTIs, deixando de estar com a taxa de ocupação em 100%. Desde então, os números foram só caíram chegando ao total registrado hoje. Dos 241 leitos disponíveis apenas 166 estão ocupados e os outros 75 estão livres ou reservados.


Taxa de ocupação de UTI em Porto Velho é de 68% e não há filas desde abril

Vacinação não afeta, ainda

O Dr. Rodrigo Almeida, médico cirurgião, em Porto Velho, foi procurado para entender essa curva decrescente registrada na capital.

De acordo com Almeida, a baixa nas internações, ainda não dá para dizer que ocorre devido à vacinação dos grupos prioritários. “A queda é da própria história da doença, pois ela tem esses picos e é normal, depois ela dá uma regredida”, declarou.

O médico alertou ainda que não é o momento de relaxar e flexibilizar, pois há o risco de um novo aumento no número de casos e, consequentemente, também de internações.

“Se a doença seguir a mesma curvatura da Influenza, do século passado (XX), a gente vai ter uma terceira onda”, analisou.

Almeida afirmou também que a terceira onda deve ser intermediária. “Ela não é menor que a primeira e nem maior que a segunda, ou seja, seria uma intermediária. Mas a gente vai torcer que seja mais fraca, se nós tivermos pelo menos 50% da população vacinada”, ponderou o médico.

Conforme a Sesau, na capital, até o momento, 71.025 pessoas tomaram a primeira dose das vacinas contra a covid-19, sendo um total de 14,2% da população. 

Outras 41.537 foram totalmente imunizadas contra o vírus, apenas 8,3% das pessoas que vivem em Porto Velho.


Fonte: João Vitor Muniz/Rondoniaovivo.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com