Últimas Notícias
Brasil

Porto Velho segue com vacinação de trabalhadores que atuam em creches, além de pessoas com comorbidades

Nesta terça-feira (8), continua a vacinação dos trabalhadores de educação de creches de Porto Velho, que atendem crianças de 0 a 3 anos de idade, cadastrados e agendados pelo aplicativo Sasi. A imunização acontece na Faculdade Uniron, localizada na Avenida Mamoré, na Capital, até as 16 horas.


Porto Velho segue com vacinação de trabalhadores que atuam em creches, além de pessoas com comorbidades


Segundo a Prefeitura, os trabalhadores da educação serão imunizados com a vacina da AstraZeneca. Nesta fase devem ser aplicadas 1.200 doses. Além desse grupo, o município segue vacinando pessoas acima de 18 anos, com comorbidades, também cadastrados e agendados pelo aplicativo Sasi.

No local, as filas se estendiam apenas para os profissionais da educação que já estavam cadastrados e com agendamento confirmado através do aplicativo. No momento da vacinação, a Prefeitura esclarece que é obrigatório apresentar documento que comprove o vínculo com a instituição de ensino infantil, com preferência ao contracheque, onde apareçam os dados do local.

De acordo com a Prefeitura, a imunização também continua para os seguintes grupos:


  • • Pessoas com doença renal crônica acima de 18 anos;
  • • Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos;
  • • Gestantes e puérperas acima de 18 anos;
  • • Pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com 18 anos ou mais;


Já para os outros grupos, o fluxo de pessoas era pequeno e poucas filas eram registradas no local. Os servidores municipais, que contam com o auxílio da Polícia Civil e dos militares dos exércitos, agilizavam o atendimento para que não houvesse necessidade de esperar, evitando aglomerações no local.

Para a comprovação da comorbidade, a Prefeitura também destaca que segue a Nota Técnica 467/2021, e que deverá ser realizada conforme recomendações do PNI, ou seja, no ato da vacinação a pessoa deverá comprovar a doença pré-existente através de exames, receitas, relatório médico, prescrição médica, laudo, cartão do BPC, cartão do hiperdia, entre outros.

São definidas como comorbidades, neste caso, as seguintes doenças: diabetes mellitus; hipertensão arterial sistêmica grave (de difícil controle e/ou com lesão de órgão-alvo); doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme e obesidade grave.

Para fins de inclusão na população alvo para vacinação, serão considerados indivíduos com deficiência permanente severa aqueles que apresentem uma ou mais das seguintes limitações:


  • 1 - Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;
  • 2 - Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir (se utiliza aparelho auditivo esta avaliação deverá ser feita em uso do aparelho);
  • 3- Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar (se utiliza óculos ou lentes de contato, esta avaliação deverá ser feita com o uso dos óculos ou lente);
  • 4- Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.


A capital voltou a imunizar gestantes e puérperas sem comorbidades, segundo orientação do Ministério da Saúde. Uma nova orientação também atinge esse grupo. Segundo nota técnica, a apresentação de prescrição médica não é mais necessária. Grávidas devem apresentar a caderneta da gestante. As puérperas devem apresentar a certidão ou declaração de nascimento da criança.

Esse público continuará sendo atendido com a vacina da Pfizer/BioNTech como orientado pelo MS.


Fonte: Rondoniagora.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com