Últimas Notícias
Brasil

Idep oferece cursos de Formação Inicial para novas turmas

Encerra nesta terça-feira (22) o período de inscrições para novas turmas dos Cursos de Formação Inicial oferecidos pelo Governo de Rondônia, na modalidade remota.

 

Idep oferece cursos de Formação Inicial para novas turmas


Por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep), estão sendo ofertados os cursos de Empreendedorismo, Atendimento ao Público e Gestão da Propriedade Rural.

Com carga horária de 40 horas, os cursos serão ministrados no período da manhã, entre os dias 24 de junho e 7 de julho, pela plataforma do Google Classroom.

As aulas serão híbridas, sendo duas horas na modalidade remota e duas horas com atividades práticas supervisionadas, também pela plataforma digital. As inscrições podem ser feitas pelo Portal do Governo de Rondônia.

“Desde o início da sua gestão, o governador Marcos Rocha sempre buscou fortalecer a educação profissional. Ele encontrou um Governo com uma autarquia de educação profissional criada, mas que não tinha investimentos e nenhuma ação. A partir daí, foi feito um mapeamento das cadeias produtivas e do desenvolvimento econômico de todas as dez regiões do Estado e, em cima disso, foi feito o nosso planejamento estratégico”, explicou a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira.

 

INSCRIÇÕES

Vale ressaltar que os três cursos são destinados a pessoas maiores de 14 anos, que tenham obrigatoriamente concluído o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

No ato da inscrição, é necessário anexar um arquivo único com os seguintes documentos: Registro Geral (RG), não pode ser CNH; Comprovante de Pessoa Física (CPF); comprovante de endereço e escolaridade. É obrigatório que o participante tenha uma conta de e-mail do Gmail, o que possibilita o acesso à plataforma Google Classroom.

De acordo com a presidente do Idep, com a pandemia, o Governo de Rondônia tem focado em cursos de curta duração, oferecidos de forma remota e destinados, principalmente, aos jovens. “Já são mais de 1.500 alunos matriculados no 'Programa Emprega Mais', uma oportunidade que surgiu para dar uma colocação profissional aos jovens. É um desafio gigantesco para que a gente possa garantir a trabalhabilidade e a empregabilidade para toda a nossa gente. A orientação do governador é que consigamos fortalecer o desenvolvimento econômico, atrelado ao desenvolvimento social e isso está sendo feito”, ressalta Adir Josefa.

 

CURSOS

O curso de Empreendedorismo está com as inscrições abertas para os municípios de Cerejeiras, Cacoal, Governador Jorge Teixeira, Novo Horizonte, Parecis e Porto Velho. Com aulas das 8h às 12h, o curso busca desenvolver as formas de estabelecer relações e possibilidades de negócios, fazendo com que o aluno consiga identificar oportunidades e estimular as relações entre os planos de vida, carreira e negócios.

Por sua vez, o curso de Gestão da Propriedade Rural é voltado às oportunidades que surgem no âmbito familiar. O curso pretende focar a atuação na gestão da propriedade rural, de forma sustentável, possibilitando a identificação de oportunidades tanto no mercado local, como regional. Com início às 7h30 e término às 11h30, o curso está direcionado aos moradores de Alto Paraíso, Ariquemes, Cacoal, Jaru, Pimenta Bueno, Porto Velho e São Felipe D’Oeste.

Já para os municípios de Candeias do Jamari, Jaci-Paraná, Governador Jorge Teixeira, Mutum Paraná e Porto Velho estão abertas as inscrições para o Curso de Formação Inicial em Atendimento ao Público. O foco é abordar as diferentes formas e técnicas para prestar um atendimento de excelência ao público, visando a sua fidelização. As aulas serão ministradas das 8h às 12h.

“Houve a preparação de toda uma condição estrutural para que a gente possa avançar no desenvolvimento socioeconômico, dando oportunidades para a nossa gente. Neste mais de um ano de pandemia, foram feitos muitos investimentos na área de recursos humanos, preparação profissional e investimentos em infraestrutura, melhorias em escolas, aquisição de ônibus escolares, laboratórios de informática e muito mais”, garantiu Adir.


Fonte: Governo de Rondônia.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com