Últimas Notícias
Brasil

Vacina da Pfizer será levada ao interior de RO e municípios se preparam para 'força-tarefa'

Ariquemes e Ji-Paraná já anunciaram imunização da Pfizer/BioNtech. Vacina será 'descongelada' em Porto Velho para ser levada ao interior, que terá até cinco dias para aplicar todas as doses

Vacina da Pfizer será levada ao interior de RO e municípios se preparam para 'força-tarefa'


Municípios do interior de Rondônia já estão se preparando para iniciar a aplicação de mais uma vacina contra a Covid-19 em seus moradores, o da Pfizer.


Até então, a Pfizer/BioNtech estava sendo aplicada apenas na capital Porto Velho, pois o imunizante exige condições específicas de refrigeração, e o envio das doses tem sido limitado a municípios com capacidade de armazenamento.


Segundo o Ministério da Saúde, a vacina precisa ser armazenada a uma temperatura entre -25°C e -15°C por até 14 dias. Se a refrigeração variar de 2°C a 8°C, o prazo cai para cinco dias.


Mas como os municípios do interior vão fazer?

Ariquemes (RO), a 200 quilômetros de Porto Velho, vai iniciar a aplicação da Pfizer na próxima semana em grávidas com comorbidades e puérperas.


Por causa do curto espaço de tempo de eficácia da vacina (após ser descongelada), os munícipios terão que criar uma força-tarefa para aplicar o imunizante dentro do prazo.


Segundo a prefeitura de Ariquemes, as doses da Pfizer chegarão 'congeladas' no estado e ficarão inicialmente no refrigerador adequado em Porto Velho. Logo depois, uma equipe vai fazer o 'descongelamento' e o imunizante refrigerado será enviado à cidade.



Outra cidade que deve adotar a mesma logística para a Pfizer é Ji-Paraná (RO), na região central. Os profissionais de saúde receberão treinamento para vacinar os moradores na próxima semana.


Inicialmente, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Ji-Paraná deve receber 700 doses da Pfizer. Grávidas e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias serão as primeiras a receberem o imunizante na cidade.


Ministério da Saúde cogita ampliar distribuição da vacina da Pfizer

Pfizer: intervalo de três meses entre doses pode aumentar as respostas de anticorpos


Após as doses saírem de Porto Velho para o interior, todos os municípios terão até cinco dias para aplicarem a vacina no público prioritário.


Fonte: G1RO



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com