Últimas Notícias
Brasil

Unidades básicas de saúde retomam atendimentos de rotina durante todo o dia

 A partir desta quarta-feira (5), os serviços de rotina voltam a ser oferecidos durante todo o dia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Porto Velho. Os atendimentos relacionados à Covid-19, que eram exclusivos no período da tarde, estão suspensos.

Unidades básicas de saúde retomam atendimentos de rotina durante todo o dia


Desde dezembro do ano passado, 16 UBS e USF atendiam o público em geral na parte da manhã. Por conta das demandas, o período vespertino estava destinado exclusivamente aos casos que tinham alguma relação com a pandemia.


Agora, retornam os atendimentos de gestantes, pessoas hipertensas, diabéticas, idosos e crianças, conforme a demanda da “Estratégia de Saúde da Família”, entre outros serviços, inclusive com o retorno das equipes de Saúde da Família aos territórios de abrangência.


A alteração se dá por conta da necessidade de acompanhamento dos pacientes com doenças crônicas e da queda de atendimentos de pacientes com Covid-19.


A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) reforça que os cuidados preventivos contra a Covid-19 devem continuar, como uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e o distanciamento social.


“As unidades básicas retornaram com o atendimento de rotina durante o dia todo. Entretanto as unidades Hamilton Gondin e José Adelino permanecem com atendimento dos casos de Covid-19 no período da tarde. A unidade Manoel Amorim de Matos continua atendendo exclusivamente os casos de Covid-19 como vem ocorrendo desde o início da pandemia”, explicou a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati.


Pandemia


Para continuar dando suporte às pessoas com sintomas do novo coronavírus, permanece disponível o Call Center, através do telefone 0800 647 5225 para agendamento de consultas para as Unidades Hamilton Raulino Gondim, José Adelino e Manoel Amorim de Matos.


A Unidade Manoel Amorim de Matos, que desde o início da pandemia é Centro de Referência no atendimento dos casos de Covid-19, segue dando suporte ao paciente em período integral, inclusive nos finais de semana e feriados.


Vacinação


A vacinação de rotina nas unidades de saúde permanecerá sendo oferecida somente no período da manhã. É que no período da tarde, todos os vacinadores estão sendo deslocados para atender a população nos pontos de imunização contra a Covid-19.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com