Últimas Notícias
Brasil

Sesdec diz que compra de rádios digitais para polícia está em andamento

A mudança para o modo digital na Capital do Estado, Porto Velho, iniciou-se neste ano o que, na verdade é um avanço para a Segurança Pública, pois até então operava-se em modo analógico, com a possibilidade de interceptação das comunicações, inclusive por meliantes, que aproveitando dessa deficiência utilizavam rádios piratas para ouvir os direcionamentos das viaturas e, assim, se evadirem do local do crime antes da chegada da Polícia Militar, fazendo com que o sistema do rádio fosse usado com desconfiança pelos policiais do serviço operacional.

 

Sesdec diz que compra de rádios digitais para polícia está em andamento

A fase de transição de tecnologias é realmente difícil, sendo um dos principais desafios desse projeto, uma vez que se tinha, já consolidado, equipamentos e sistemas analógicos, todavia precisou-se inovar e exatamente nesse contexto é que precisa-se identificar os benefícios da mudança em perfeito alinhamento com as metas institucionais de crescimento da Segurança Pública, em especial na era da informação.

Além disso, o uso de HTs (rádio portátil), possuem um alcance limitado em relação ao rádio comunicador da viatura, não pelo modo (analógico/digital), mas sim pela potência de transmissão. Assim, a depender da distância entre os equipamentos, há de se avaliar qual equipamento deva ser usado para solicitação de eventual apoio no atendimento de ocorrência, sendo este fato de conhecimento de todos os policiais militares que operam esses equipamentos.

Ressalta-se que, os rádios comunicadores das viaturas operam de modo hibrido (analógico/digital), inclusive com melhor qualidade, alcance e segurança, provenientes do sinal digital, que é superior ao sinal analógico, impedindo a interceptação do sinal de transmissão da comunicação.

Vale destacar que já se encontra em andamento, a aquisição de todos os equipamentos necessários para a modernização da rede de rádio visando a melhoria na comunicação da Segurança Pública do Estado, inclusive de HTs, estando Rondônia na vanguarda do uso de tecnologia no combate à violência e em busca de oferecer à sociedade maior segurança.

 A Sesdec reforça o compromisso com a sociedade rondoniense, em cumprir com eficiência sua missão, sempre à disposição para prestar todos os esclarecimentos em relação aos assuntos relacionados à Segurança Pública.


Fonte: Assessoria.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com