Últimas Notícias
Brasil

Em RO, não há casos em estudo sobre variante indiana do Coronavírus, diz Fiocruz

No Estado, não há casos em estudo referente à existência da variante indiana do Coronavírus, segundo informou a Fiocruz Rondônia, nesta sexta-feira (28). Os primeiros casos foram registrados no Maranhão e divulgados pelo presidente do Conselho Nacional de Secretários das Saúdes (Conass), Carlos Lula, no dia 20 de maio.

Em Rondônia não há casos em estudo sobre variante indiana do Coronavírus, diz Fiocruz


Quanto aos riscos de a variante indiana estar presente no Estado, Deusilene ressalta a necessidade de locais de chegada e saída de pessoas serem bem monitorados para que se possa fazer uma vigilância epidemiológica importante. “As pessoas precisam entender que neste momento, ficar em casa e evitar contato com pessoas que não são do convívio, ajudam a minimizar o risco, e se precisar sair, utilize máscara e prefira locais abertos, mantendo sempre o distanciamento social”, destacou a doutora.

De acordo com a diretora de ensino, comunicação e informação da Fiocruz, Deusilene Souza Vieira, a variante B.1.617, descrita inicialmente na Índia, possui várias mutações que confere uma nova característica comportamental de maior transmissibilidade. “Até o momento não há estudos mais robustos que relacione com evolução para casos mais graves”, disse.

Ela também destaca o trabalho da vigilância genômica, aonde especialistas de todas as unidades da Fundação no país e de institutos parceiros se empenham diariamente em gerar dados mais robustos sobre o comportamento do vírus e contribuir para um melhor preparo do país no enfrentamento da pandemia em termos de diagnóstico mais preciso, além de vacinas eficazes. “É fundamental neste momento, não apenas para a identificação desta variante mais para relacionar com a dinâmica e o comportamento deste vírus associados ao perfil epidemiológico da doença”, finalizou Deusilene.


Fonte: Rondoniagora.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com