Últimas Notícias
Brasil

Ariquemes anuncia vacinação contra a Covid com a Pfizer e diz que vai imunizar todas as grávidas e puérperas

Grávidas e mulheres que tiveram filhos há 45 dias com e sem comorbidades, já podem fazer o cadastro no site da Prefeitura de Ariquemes, para receberem a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Segundo a administração municipal, esse público deve receber a vacina Pfizer, que está prevista para chegar ao município na próxima semana.

Ariquemes anuncia vacinação contra a Covid com a Pfizer e diz que vai imunizar todas as grávidas e puérperas


Com particularidades em relação a refrigeração, a vacina será descongelada em Porto Velho e enviada ao município. A cidade deve manter a vacina refrigerada entre -2ºC a -8ºC e terão até três dias para fazer a aplicação das doses.

Treinamento especial

Segundo a gerente de vigilância em saúde de Ariquemes, Ândrea Gaspar, os municípios que aderirem a vacinação com a Pfizer, terão que assinar um termo de adesão e irão receber um treinamento especial.

A gerente também explicou que a grávida ou puérpera que tomou a vacina da gripe, deve aguardar um prazo de 14 dias para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid e quem testou positivo para o vírus, deve aguardar 30 dias para receber o imunizante.

Suspensão da AstraZeneca

No dia 11 de maio, o Ministério da Saúde anunciou que a vacinação de grávidas e de puérperas no Brasil contra a Covid-19 será restrita somente às mulheres com comorbidades (doenças pré-existentes) e elas devem receber apenas as vacinas CoronaVac e Pfizer.

A determinação vale até que sejam concluídas as análises de um caso raro de morte de uma gestante de 35 anos por causa de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC) que pode ter ligação com o uso da vacina AstraZeneca.

O óbito ainda está em investigação e, segundo o governo federal, ainda não está comprovado que a vacinação tenha causado a complicação na gestante.

Na última quarta-feira (19), o Ministério da Saúde informou que as gestantes e puérperas - incluindo as sem fatores de risco adicionais - que tomaram a primeira dose da vacina Covid-19 da AstraZeneca aguardem o fim da gestação e do período puerpério (até 45 dias pós-parto) para completar o esquema vacinal com o mesmo imunizante.

Fonte: G1 RO.



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com