Últimas Notícias
Brasil

Lula escolhe Teresa Leitão como nova líder do governo no Senado

Senadora ocupava cargo de líder da bancada do PT na Casa; escolha ocorre após saída de Jaques Wagner (PT-BA), alvo de operação da Polícia Federal na semana passada...


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado. A escolha ocorre após a saída de Jaques Wagner (PT-BA), que foi alvo de operação da PF (Polícia Federal) relacionada ao caso do Banco Master, na semana passada.

A senadora assumirá o cargo com a missão, segundo Lula, de articular a aprovação de duas PECs (Propostas de Emenda à Constituição) que são prioritárias para o governo sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a chamada PEC da Segurança Pública.

"Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros", disse Lula no X (antigo Twitter).

Teresa é vista como uma congressista com boas relações com oposição e governistas. Ela também está na metade do seu mandato de oito anos no Senado e não será candidata nas eleições deste ano, o que garante maior tempo para se dedicar à função de liderança na Casa.

"Agradeço ao presidente Lula pela confiança ao me convidar para assumir a Liderança do Governo no Senado. Conversamos nesta manhã, quando afirmei que assumo essa missão com os princípios que sempre orientaram minha trajetória pública: lealdade, diálogo, disciplina e trabalho", afirmou a senadora em suas redes sociais.

A CNN apurou que a escolha foi tratada diretamente por Lula e a senadora. A expectativa de integrantes do governo é que o ministro José Guimarães, da Secretaria de Relações Institucionais, intensifique sua atuação junto ao Senado.

Sob Jaques, a liderança do governo na Casa tinha atuação mais independente. Agora, com Teresa como líder, a avaliação interna é de que o ministro da SRI deve se envolver mais nas negociações das pautas prioritárias para o Executivo.

Jaques anunciou a saída da função depois de se reunir com Lula no Palácio da Alvorada, na quarta-feira (24). De acordo com o senador, a decisão foi tomada em "comum acordo" e após uma "conversa entre amigos". O afastamento de Jaques passou a ser defendido por aliados do governo para evitar maior desgaste na campanha do chefe do Executivo, que é pré-candidato à reeleição.

Na semana passada, o senador foi alvo de nova fase da operação Compliance Zero que mira o esquema de fraudes do Banco Master. As investigações da PF indicaram que Jaques teria recebido benefícios econômicos, de forma direta ou indireta, em troca de sua atuação em prol do Master no Senado. O senador nega as acusações e afirma que irá colaborar com as investigações.

fonte - Emilly Behnke, Duda Cambraia, da CNN Brasil, Brasília.

PF deflagra nova fase de operação relacionada a fraude na Americanas

Mandados são de busca e apreensão, com pedidos de bloqueio de recursos...


A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (25) operação para apurar eventuais irregularidades no rombo financeiro da Americanas, uma das gigantes do varejo no país.

Segundo relatos feitos à CNN, são cumpridos nove mandados de busca e apreensão, com pedido de bloqueio de cerca de R$ 54 bilhões. As buscas são realizadas nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de São Paulo (SP). Entre os alvos estão os empresários Beto Sicupira e Paulo Alberto Lemann, filho de Jorge Lemann.

A Americanas passa por um processo de recuperação judicial após enfrentar um rombo de R$ 20 bilhões. A operação é desdobramento de uma anterior, de 2024.

Os mandados foram expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Em nota, a Americanas informa que não é alvo da operação e diz que “seguirá colaborando com as investigações e é a maior interessada no esclarecimento dos fatos”.

A CNN tenta contato com os demais investigados, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto.

Ao longo dos anos, as fraudes na Americanas não só foi alvo de uma investigação independente, como também de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Congresso Nacional.

Segundo as investigações, os suspeitos teriam conhecimento de supostas fraudes contábeis praticadas ao longo de anos, relacionadas a operações de risco sacado e a contratos de verba de propaganda cooperada (VPC) supostamente contabilizados sem lastro econômico.

As apurações apontam indícios, em tese, dos crimes de manipulação de mercado e associação criminosa.

fonte - Gustavo Uribe e Elijonas Maia.

PLANEJAMENTO - LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

Lei passa a valer a partir de  2027...


A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo Moraes, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2027. 

A matéria define as metas e prioridades da administração municipal e servirá como base para a elaboração do orçamento do próximo ano.

A aprovação da LDO representa um importante avanço para o planejamento da gestão municipal, estabelecendo regras para a aplicação dos recursos públicos, manutenção do equilíbrio fiscal e continuidade dos investimentos em áreas estratégicas da capital.

Entre os principais pontos da proposta estão a criação de reserva de contingência para situações emergenciais, a previsão de realização de concursos públicos, valorização dos servidores, participação popular na construção do orçamento e mecanismos para fortalecimento da arrecadação municipal.


Antes do encaminhamento da proposta ao Legislativo, a Prefeitura realizou reuniões técnicas envolvendo a equipe econômica, secretários municipais e setores de planejamento da administração para definir as prioridades que irão nortear os investimentos públicos em 2027.

Para o prefeito Léo Moraes, a aprovação da matéria consolida uma etapa importante do planejamento estratégico da cidade.

"A aprovação da LDO representa um avanço importante para o futuro de Porto Velho. Estamos construindo uma cidade organizada, com responsabilidade fiscal, segurança para investir e condições para gerar desenvolvimento econômico. Esse planejamento garante que Porto Velho continue avançando de forma gradual, sustentável e preparada para viver novos tempos de prosperidade, com mais oportunidades e qualidade de vida para a nossa população", destacou o prefeito.

Com a aprovação da LDO, a Prefeitura poderá avançar na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), instrumento que definirá os recursos destinados a cada secretaria, programa e ação governamental ao longo do exercício de 2027.

Texto: Da Redação.

Durante jogo do Brasil, UPAs e Policlínica de Porto Velho registram baixa demanda; veja vídeo

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o funcionamento das unidades ocorreu dentro da normalidade, garantindo assistência rápida...

Enquanto milhões de brasileiros acompanhavam a partida da Seleção Brasileira pela segunda rodada da Copa do Mundo FIFA 2026, nesta quarta-feira (24), as unidades de urgência e emergência administradas pela Prefeitura de Porto Velho registraram um cenário positivo: baixa demanda, atendimento ágil e ausência de filas.

A Policlínica Dra. Ana Adelaide e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das zonas Sul e Leste mantiveram fluxo tranquilo de pacientes durante todo o período do jogo, sem registro de superlotação ou demora nos atendimentos.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o funcionamento das unidades ocorreu dentro da normalidade, garantindo assistência rápida aos usuários que buscaram atendimento durante a partida da Seleção.

O cenário reforça a capacidade da rede municipal de urgência e emergência em manter a qualidade dos serviços mesmo em períodos de grande mobilização popular, como eventos esportivos de alcance nacional.

A orientação da Prefeitura de Porto Velho é para que a população continue procurando as unidades de saúde sempre que necessário, especialmente em casos de urgência e emergência, contribuindo para o atendimento adequado e oportuno de todos os pacientes


Texto: Redação.

Equipe da Atividade Delegada impede furto de motocicleta após intervenção no Centro de Porto Velho; veja

A presença ostensiva dos agentes na área permitiu uma resposta rápida logo após uma tentativa de furto ser interrompida por um popular...


Durante o patrulhamento preventivo realizado pela Atividade Delegada, na região central de Porto Velho, a equipe foi acionada por um cidadão que transitava pelo local com sua família. A presença ostensiva dos agentes na área permitiu uma resposta rápida logo após uma tentativa de furto ser interrompida por um popular.

O munícipe relatou ter avistado dois indivíduos em atitude suspeita, um deles portando uma mochila de entregas ("beg"), mexendo em uma motocicleta. Ao perceber a movimentação, o cidadão decidiu dar a volta com seu carro e, no momento em que os suspeitos ligaram o veículo, ele gritou anunciando uma abordagem, o que causou o pânico dos criminosos.

Assustados, os indivíduos abandonaram a motocicleta e fugiram em outro veículo que utilizavam para apoio. A equipe da Atividade Delegada chegou ao local no exato momento da fuga, prestando assistência imediata à testemunha e garantindo a segurança do perímetro onde o veículo foi deixado.

A motocicleta foi recuperada e encaminhada pelos agentes para as dependências da Prefeitura, onde permanece à disposição para os trâmites legais. Os agentes destacaram que, embora não tenha havido um confronto direto no momento da chegada, a ação foi fundamental para evitar a consumação do crime e recuperar o bem.

Após o registro da ocorrência e a guarda do veículo, a equipe informou que retornaria ao local do incidente para manter o monitoramento. A estratégia da Atividade Delegada visa coibir novas tentativas, uma vez que existe a possibilidade de os suspeitos retornarem à região para tentar reaver o veículo abandonado ou realizar novas infrações.

Texto: Redação

Terremoto de magnitude 7,5 na Venezuela é sentido em Roraima e Amazonas

As vibrações foram registradas em Roraima, Amazonas, Pará e Amapá, além de relatos em capitais como Boa Vista, Manaus, Belém e Macapá...


Os fortes terremotos que atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24) também foram sentidos em estados da região Norte do Brasil, enquanto autoridades venezuelanas confirmam 164 mortos e 971 feridos após o avanço das operações de resgate nesta quinta-feira (25).


As vibrações foram registradas em Roraima, Amazonas, Pará e Amapá, além de relatos em capitais como Boa Vista, Manaus, Belém e Macapá, em meio a dois abalos de alta magnitude que provocaram destruição em diferentes regiões do país vizinho.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), os tremores ocorreram com intervalo de 39 segundos e magnitudes de 7,2 e 7,5. O epicentro foi localizado próximo à região de El Guayabo, a cerca de 168 quilômetros de Caracas, a aproximadamente 13 quilômetros de profundidade.

O órgão classifica o evento como um dos mais intensos já registrados na Venezuela em mais de um século, com alerta para riscos elevados de deslizamentos de terra, colapso estrutural e liquefação do solo.

Brasil registra tremores em quatro estados

Cientistas da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) confirmaram que o abalo sísmico foi sentido em quatro estados brasileiros: Pará, Amazonas, Roraima e Amapá. Em algumas localidades, moradores relataram sensação de instabilidade, vibração de objetos e leve oscilação em residências.

Em cidades como Barcelos e Iranduba, no Amazonas, houve registros mais intensos, com objetos em movimento e evacuação preventiva de imóveis. Em Belém, prédios foram esvaziados por precaução, sem registro de danos estruturais ou vítimas no Brasil.

Especialistas afirmaram à BBC que é comum que terremotos dessa magnitude sejam sentidos a longas distâncias, dependendo da profundidade e da propagação das ondas sísmicas.

Dois terremotos de alta magnitude atingiram o país vizinho

O USGS registrou dois terremotos sucessivos na Venezuela, em um intervalo de 39 segundos, com magnitudes de 7,2 e 7,5. O evento atingiu regiões próximas ao litoral central do país e gerou destruição em áreas urbanas e rurais.

Segundo o órgão, trata-se de um dos eventos sísmicos mais fortes registrados no país em mais de cem anos, com potencial para impactos severos e novas réplicas nos próximos dias.

O USGS também alerta para risco de deslizamentos de terra e liquefação do solo em regiões mais vulneráveis, além da possibilidade de agravamento do cenário nas próximas horas.

Venezuela decreta emergência nacional

A presidente interina Delcy Rodríguez decretou estado de emergência e mobilizou forças de resgate em todo o país. Hospitais operam em regime de emergência, e serviços essenciais foram parcialmente suspensos em áreas afetadas.

O governo informou a chegada de equipes internacionais de resgate dos Estados Unidos, México, República Dominicana, El Salvador e Catar para auxiliar nas operações de busca por sobreviventes.

Autoridades locais afirmam que o número de vítimas pode aumentar à medida que equipes alcançam regiões isoladas e estruturas colapsadas.

Destruição e impacto em infraestrutura

Relatos oficiais e de imprensa indicam colapsos de edifícios, interrupções em serviços essenciais e danos em infraestrutura crítica. O Aeroporto Internacional Simón Bolívar teve operações parcialmente afetadas após o tremor.

O governo venezuelano também confirmou cenas de pânico em centros urbanos e danos extensos em áreas comerciais e residenciais.

Autoridades acompanham cenário e risco segue elevado

O USGS projeta alta probabilidade de novos tremores secundários, além do risco de agravamento dos danos já registrados. Estimativas preliminares indicam potencial de desastre de grande escala, dependendo da extensão dos impactos ainda em avaliação.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil manifestou solidariedade à Venezuela e informou que acompanha a situação junto às autoridades locais, mantendo canais de assistência consular ativos para brasileiros na região.

LEIA MAIS - Ao menos 164 pessoas morreram após terremotos na Venezuela, diz presidente

FONTE - EXAME.

Ao menos 164 pessoas morreram após terremotos na Venezuela, diz presidente

l

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirma que pelo menos 164 pessoas morreram e outras 971 ficaram feridas, após os fortes terremotos que atingiram o país na noite de quarta-feira (24).

A costa norte da Venezuela foi atingida, na quarta-feira, por dois dos maiores terremotos a afetar o país em mais de um século. Autoridades alertam que o número de vítimas pode aumentar.

Os tremores foram sentidos em todo o país, na vizinha Colômbia e no Brasil. Vídeos geolocalizados pela CNN mostram danos extensos a edifícios e infraestruturas em toda a Venezuela, inclusive na capital, Caracas.

Um terremoto de magnitude 7,2 ocorreu cerca de 160 quilômetros a oeste de Caracas, seguido menos de um minuto depois por um tremor de magnitude 7,5, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).


O USGS, com base em modelos preditivos para estimar o número de vítimas, afirmou que o total de mortos pode chegar à casa dos milhares, com probabilidade significativa de ultrapassar 10 mil.


Segundo a presidente interina, o país concentra esforços nas operações de busca e resgate, incluindo a chegada de equipes internacionais nas próximas horas. Ela também agradeceu a líderes estrangeiros, entre eles o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.


Trump afirmou em uma publicação nas redes sociais que os EUA estão “prontos, dispostos e capacitados para ajudar” diante do desastre.

Moradores relataram momentos de pânico durante os tremores. “Quando descemos, a cena parecia um filme de terror”, disse Maria Alejandra, moradora de um prédio vizinho.

Aeroporto fechado e aulas suspensas

O principal aeroporto do país, em Maiquetía, ao norte de Caracas, foi fechado devido aos danos causados pelos tremores, informou Rodríguez.

As aulas foram suspensas até o fim da semana para que as autoridades avaliem a extensão dos prejuízos.

Hospitais da capital reforçaram equipes para atender os feridos. No Hospital de Clínicas de Caracas, funcionários foram convocados para ampliar os plantões noturnos.

fonte - Da Reuters.

“Ele foi muito ríspido, me desrespeitou e me maltratou”, diz Michelle sobre Flávio

Declaração ocorre em meio a disputa de poder no entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro e desentendimentos sobre o apoio do PL a Ciro Gomes

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira que o senador e pré-candidato do PL ao Planalto Flávio Bolsonaro a “maltratou” e a “desrespeitou” durante ligação. A declaração ocorre em meio a disputa de poder no clã Bolsonaro. Desde dezembro, quando Flávio anunciou que o pai o havia sido escolhido como nome do bolsonarismo à Presidência neste ciclo eleitoral, Michelle tem se mantido afastada do projeto político dos filhos do marido.



Segundo Michelle, a ligação ocorreu horas depois de ela tornar públicas as críticas às negociações com Ciro Gomes, no Ceará. Ela afirmou que tentou contato com Flávio por telefone e que, quando ele retornou, ouviu que seria melhor não interferir nos rumos do partido.

— Ele foi muito ríspido. Me desrespeitou e maltratou ao telefone. Eu não tinha feito nada contra ele. Ele disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido. Disse que eu havia chegado ontem e não entendia nada de política — disse Michelle.


O desgaste na relação da madrasta com os filhos de Bolsonaro é fruto de discordâncias no núcleo bolsonarista em torno da escolha do representante na corrida pelo Planalto, em uma disputa por protagonismo político. Michelle e o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro romperam relações após o ex-parlamentar desaprovar abertamente a madrasta como opção de candidata à Presidência ou vice.


Já a relação com Flávio azedou quase um mês antes do anúncio dele como pré-candidato ao Planalto. O afastamento ocorreu após o senador ter feitos críticas públicas à madrasta, classificando a postura da ex-primeira-dama como “autoritária”.


A fala do senador ocorreu após Michelle se posicionar contra uma aliança costurada no Ceará para que o bolsonarismo apoiasse Ciro Gomes ao governo estadual. A ex-primeira-dama defendeu o nome do senador Eduardo Girão (Novo) neste pleito. Posteriormente, Flávio disse ter pedido desculpas à madrasta.


Sem espaço na corrida presidencial, Michelle indicou que disputaria o Senado pelo Distrito Federal. A participação dela nesta eleição, entretanto, foi colocada em dúvida pela ex-primeira-dama. Em março, ela afirmou que vai ficar afastada das articulações políticas enquanto o ex-presidente Bolsonaro se recupera.


Já em maio a reação de Michelle à crise envolvendo Flávio e o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Master, reacendeu a tensão na família Bolsonaro. Segundo relatos feitos ao GLOBO, o ex-vereador Carlos Bolsonaro e Eduardo reclamaram a aliados da ausência de uma defesa pública mais enfática da ex-primeira-dama após ela evitar comentar o caso e afirmar que perguntas sobre o tema deveriam ser feitas “ao próprio Flávio”.


O desconforto aumentou ainda porque, no mesmo evento em Brasília, Michelle também se referiu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como “irmão em Cristo”. A expressão foi utilizada pela ex-primeira-dama ao comentar a autorização dada pelo magistrado para que Jair Bolsonaro recebesse um cabeleireiro durante o período de prisão domiciliar.


Nos bastidores do PL, a postura da ex-primeira-dama é interpretada como um sinal de que ela continua preservando a própria posição política caso Jair Bolsonaro decida discutir mudanças no cenário presidencial da direita.


Segundo o colunista Lauro Jardim, do GLOBO, Michelle e Flávio não se falaram pessoalmente ainda neste ano. A comunicação entre eles se deu apenas por meio de intermediários, como o coordenador da pré-campanha, senador Rogério Marinho (PL-RN); o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto; ea senadora Damares Alves (Republicanos-DF). (Informoney)

Brasil domina Escócia, vence e avança na Copa do Mundo como líder do grupo

Vini Jr. voltou a ser protagonista da Seleção Brasileira, com mais dois gols; Neymar fez sua estreia

A parte da Seleção Brasileira está feita. Comandado por Vini Jr., o Brasil venceu a Escócia por 3 a 0, nesta quarta-feira (24), em Miami, e avançou ao mata-mata da Copa do Mundo como líder do grupo C.



Vini marcou os dois primeiros gols, ambos no primeiro tempo, chegando a quatro nesta edição do Mundial. No segundo tempo, Matheus Cunha fechou o placar, aproveitando uma das duas assistências de Bruno Guimarães na partida.


O jogo no Hard Rock Stadium marcou ainda a estreia de Neymar Jr. na Copa do Mundo de 2026, a quarta de sua carreira. Ele jogou por cerca de 20 minutos no segundo tempo, quando o 3 a 0 já estava construído.


Agora, a Seleção Brasileira aguarda o segundo colocado do grupo F para conhecer seu adversário na segunda fase (ou 16-avos de final), podendo ser Holanda, Japão ou Suécia. O jogo do mata-mata será na segunda-feira (29), às 14h (de Brasília), em Houston.


Brasil pressiona Escócia e é premiado

Parecia que os times ainda se estudavam no Hard Rock Stadium, mas, aos 7 minutos, Rayan subiu a marcação, pressionou McKenna, desarmou e a bola sobrou para Vini Jr.


O atacante do Real Madrid, que a cada jogo se mostra mais disposto a fazer história na Copa, ficou com a bola na área, fintou o goleiro Gunn e empurrou para o gol vazio.


A Seleção Brasileira voltaria a se aproveitar da pressão alta aos 21 minutos. Vini Jr. desarmou Hendry e tocou entre as pernas de Gunn. O VAR, porém, chamou o árbitro mexicano César Ramos, que indicou falta polêmica de Vini e anulou o gol.



O imparável Vini Jr. aparece de novo

O camisa 7 brasileiro ficou revoltado com a anulação, mas não o suficiente para se desligar do jogo. Com a pausa para hidratação, a Escócia chegou a se recuperar e ameaçou rondar a área brasileira, mas sem finalizar.


Já nos acréscimos, o Brasil voltou à carga. Após tentativa de Rayan, Matheus Cunha mostrou disposição para interceptar um passe escocês de carrinho e Danilo venceu a dividida com McGinn.


No bico direito da área, Bruno Guimarães cruzou com capricho, Gunn não conseguiu cortar, e Vini Jr., atento, cabeceou para o gol vazio, marcando seu quarto gol nesta Copa do Mundo, aos 47 minutos.


Antes do intervalo, Rayan quase ampliou com um golaço. Lucas Paquetá deu lançamento caprichado, o camisa 26 fintou Robertson com o biquinho e finalizou de pé direito para a primeira boa defesa de Gunn.


Bruno Guimarães, maestro, serve mais um gol

A Seleção Brasileira voltou para a etapa final sem querer dar espaço para zebra. Em duas finalizações, Vini Jr. e Lucas Paquetá assustaram a Escócia e mostraram que o Brasil queria mais. E teve mais.


Aos 15 minutos da etapa final, Casemiro deu bela enfiada para Bruno Guimarães. O camisa 8, em noite inspirada, fintou o zagueiro e trocou o gol por mais uma assistência, agora para Matheus Cunha, que só empurrou para o gol vazio.


As únicas oportunidades escocesas vinham na bola aérea, com cabeçadas de McTominay e Henry, mas Alisson trabalhou bem e evitou.


Ancelotti, então, começou a olhar para o banco, pensando em rodar o time, descansar jogadores e poupar os pendurados. Além, claro, de fazer a festa da torcida com um certo camisa 10.



Neymar faz sua estreia na Copa


Primeiro, entraram Gabriel Martinelli e Fabinho nas vagas de Lucas Paquetá e Casemiro. Mas, após a pausa para hidratação, veio o momento que grande parte da torcida tão esperava: a estreia de Neymar na Copa do Mundo.


Recuperado de lesão na panturrilha e sem jogar há mais de um mês, o camisa 10 entrou para participar de seu quarto Mundial.


Nos poucos minutos que teve, Neymar mais tentou recuperar o ritmo de jogo do que efetivamente conseguiu fazer grandes chances. Mas chegou a assustar Gunn, com uma finalização aos 44 minutos da etapa final, que o goleiro defendeu.



Situação final do grupo C da Copa do Mundo

A vitória sobre a Escócia fez a Seleção Brasileira somar 7 pontos e garantir a liderança do grupo C. O Marrocos, que venceu o Haiti por 4 a 2, passa na segunda posição por ter menos saldo de gols que o Brasil, enquanto a Escócia precisa esperar a sequência da rodada para saber se entra como um dos melhores terceiros.


Para conhecer o adversário da segunda fase (ou 16-avos de final), o Brasil precisar esperar os jogos do grupo F, nesta quinta-feira (25) — Japão x Suécia e Tunísia x Holanda, ambas às 20h (de Brasília).


A Seleção Brasileira vai encarar o segundo colocado, que pode ser Holanda, Japão ou Suécia, já que a Tunísia já está eliminada. A partida pelo mata-mata será na segunda-feira (29), às 14h (de Brasília), em Houston. O Marrocos pega o líder deste grupo. (CNN)

Terremoto de magnitude 7,1 atinge Caracas, na Venezuela, e tremor é sentido em Manaus; veja

Manaus — Um forte terremoto de magnitude 7,1 atingiu a costa da Venezuela no início da noite desta quarta-feira (24), com forte impacto na capital Caracas. O abalo sísmico atravessou a fronteira e foi sentido em Manaus (AM), onde moradores relataram tremores e diversos edifícios comerciais e residenciais precisaram ser evacuados de forma preventiva.



Até o momento, não há informações oficiais sobre feridos ou danos estruturais no Brasil ou na Venezuela. A Defesa Civil de Manaus já iniciou o monitoramento da situação.


Devido à força do tremor no litoral venezuelano, o Sistema de Alerta dos EUA emitiu avisos de tsunami para áreas do Caribe, incluindo Porto Rico, Aruba e Curaçau. (CM7)

Nova 364 reforça prevenção a incêndios durante a estiagem em Rondônia

Com a chegada do período de estiagem, a Nova 364 intensificou as ações de prevenção e monitoramento de incêndios ao longo da BR-364. Entre as medidas adotadas estão a roçada da vegetação, limpeza da faixa de domínio, manutenção da drenagem e coleta de resíduos.

Os números reforçam a importância desse trabalho. Dados do Programa Queimadas, do Inpe, apontam que Rondônia registrou 1.853 focos de calor em 2025, uma redução de 82% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 10.605 focos. Ainda assim, a série histórica registra mais de 52 mil focos de incêndio nos últimos seis anos no estado.

A Nova 364 realiza monitoramento 24 horas por dia por meio das equipes de inspeção de tráfego e conta com três caminhões-pipa distribuídos estrategicamente ao longo da rodovia para atendimento rápido em caso de ocorrências, em apoio ao Corpo de Bombeiros. As ações fazem parte de um esforço integrado entre instituições que atuam na proteção ambiental, na prevenção de incêndios e na segurança ao longo da BR-364. 

“Desde o início do ano estamos trabalhando de forma integrada para o período de estiagem, acompanhando os cenários climáticos e reforçando a preparação das equipes para atuar de forma rápida e segura ao longo da rodovia, em especial na fase mais aguda que pode ocorrer conforme previsões em torno da chegada do El Niño”, destaca o gerente de QSMR da Nova 364, Fabrício Carvalho.

Operação 

Recentemente, equipes operacionais da concessionária passaram por treinamento para cuidados no manejo de animais encontrados feridos às margens das rodovias. Além do cuidado com a fauna, qualquer indício de incêndio é monitorado pela inspeção de tráfego com rondas 24h por dia.

A estrutura operacional da Nova 364 conta com três caminhões-pipa distribuídos estrategicamente ao longo da BR-364. Em caso de identificação ou comunicação de focos de incêndio próximos à rodovia, o acionamento ocorre por meio do Centro de Controle Operacional (CCO), que direciona as equipes até a ocorrência.

Além dos serviços operacionais, a concessionária realiza campanhas de orientação aos usuários e prepara as equipes para atuação durante o período de seca.

O que fazer?

Ao identificar focos de incêndio próximos à rodovia, o usuário deve comunicar a ocorrência pelo telefone 0800 0 364364 ou pelo aplicativo Nova 364. As 14 bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs) também oferecem a opção de acionamento por meio dos totens de atendimento.

FONTE - ASSESSORIA.

MPRO recepciona Corregedor-Geral do Ministério Público do Trabalho e reforça cooperação entre instituições

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) recepcionou o Corregedor-Geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), Fábio Leal Cardoso, em agenda institucional, na quarta-feira (24/6), em Porto Velho. O encontro reuniu membros das duas instituições para discutir ações conjuntas, fortalecer a cooperação e ampliar projetos voltados à defesa de direitos sociais.
A reunião contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça do MPRO, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, e do Corregedor-Geral do MPRO, Héverton Alves de Aguiar. O encontro também teve a participação de integrantes do MPT, entre eles as Corregedoras Auxiliares Vanessa Kasecker Bozza e Andrea Nice Silveira Lino Lopes, além do Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região, Lucas Barbosa Brum.
Cooperação entre instituições
Durante o diálogo, os participantes destacaram a atuação conjunta entre os ramos do Ministério Público, a Justiça do Trabalho e outros órgãos públicos. A cooperação busca alinhar estratégias e tornar as ações mais eficazes.
Esse trabalho integrado permite compartilhar informações, evitar retrabalho e ampliar o alcance das políticas públicas. Segundo os participantes, a atuação em conjunto vai além de atos formais e se traduz em ações práticas.
Projetos e áreas de atuação
Entre os temas abordados, foram apresentadas iniciativas do MPRO para combater práticas que ferem a dignidade humana, como o trabalho em condições degradantes – um dos pilares da missão que está acontecendo na 13ª etapa do projeto MP Itinerante na região da Ponta do Abunã, iniciada no dia 22 e que seguirá até o dia 26 de junho.
Também foram citadas ações realizadas pela instituição para promover a igualdade de gênero e raça. Além de projetos que tratam da saúde da população trans, com foco no acesso a serviços públicos, da proteção de crianças e adolescentes, entre outras ações.
A visita estreitou a relação entre o Ministério Público Estadual e o Ministério Público do Trabalho, ao promover a troca de experiências e o diálogo entre as instituições. A ação também favoreceu a definição de estratégias conjuntas e o fortalecimento da atuação em benefício da sociedade.
FONTE - MPRO.
Publicidade