A Defesa Civil de Rondônia confirmou que o sistema utilizado para o envio de alertas à população foi invadido por hackers na última segunda-feira (5). A ação criminosa atingiu a plataforma IDAP, responsável por disparar mensagens de emergência em situações de risco.
| FOTO - Reprodução |
A irregularidade foi percebida rapidamente, logo após os avisos chegarem aos celulares da população e também aos integrantes das Defesas Civis estaduais e municipais.
Diante da inconsistência, o caso foi comunicado imediatamente à Defesa Civil Nacional, que passou a acompanhar a situação.
Até o momento, não foi possível identificar a autoria do ataque nem a origem da invasão. As apurações seguem em andamento com os órgãos competentes.
Como medida preventiva, todos os acessos à plataforma foram temporariamente bloqueados. Os usuários autorizados receberam orientação para criar novas senhas individuais antes de retomar o uso do sistema.
A Defesa Civil reforçou ainda que não houve vazamento de dados pessoais da população cadastrada para receber os alertas, como números de telefone ou outras informações sensíveis.
O incidente se restringiu ao uso indevido das credenciais de operadores, sem comprometer a base de dados dos cidadãos.





Nenhum comentário
Postar um comentário
- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!
- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com