Últimas Notícias
Brasil

Garimpeiros se reúnem com prefeito de Humaitá para evitar operação contra exploração de ouro no município

Prefeito prometeu pagar todo o material que foi queimado pela ação da Polícia Federal e pelo Ibama no Rio Madeira durante o fim de semana. Depois, ao g1, disse que vai mandar equipe para fazer uma triagem com as famílias.

O prefeito de Humaitá, Dedei Lobo (PSC), se reuniu com garimpeiros que atuam no Rio Madeira, nesta segunda-feira (29). O grupo quer que o prefeito interceda junto às autoridades para evitar que a operação contra a exploração ilegal de ouro na região de Autazes seja feita no município.

Prefeito Dedei Lobo (de preto) e autoridades do município na reunião com garimpeiros 

Durante uma operação da Polícia Federal e Forças Armadas no fim de semana na região de Autazes, três pessoas foram presas. No total, 131 balsas utilizadas pelos garimpeiros foram apreendidas ou destruídas.


Na reunião, Dedei Lobo ainda prometeu pagar àqueles que moram em Humaitá todo o material que foi queimado pela ação da Polícia Federal e pelo Ibama no Rio Madeira. Esses garimpeiros terão ajuda financeira da prefeitura. O prefeito de Humaitá disse ainda que está em conversa com os outros gestores para compensar todos os atingidos.


Na reunião estavam presentes, além do prefeito, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, vereadores e lideranças do grupo de garimpeiros. Três garimpeiros vão acompanhar o prefeito até o Distrito Federal, nesta terça-feira (30), para tentar conversar com as autoridades - inclusive a bancada do Amazonas na Câmara e Senado, em Brasília.


O grupo quer evitar que uma operação contra a exploração ilegal de ouro como a realizada em Autazes também seja feita em Humaitá.


Após a reunião acompanhada pelo g1, o prefeito mudou o tom do discurso. Lobo afirmou à reportagem que não vai pagar todo o material queimado dos garimpeiros. Ele disse ainda que a prefeitura vai mandar uma equipe para fazer uma triagem com as famílias que estão no Rio Madeira e que necessitam de ajuda humanitária e, futuramente, auxílio financeiro.

Garimpeiros se reúnem com prefeito de Humaitá, Dedei Lobo

Garimpo ilegal

Mesmo que a operação tenha se concentrado em Autazes nos últimos dias, o garimpo ilegal com barcos e balsas ocorre em todo o Rio Madeira. E a região de Humaitá é conhecida por ser um local onde vivem inúmeros garimpeiros que fazem a exploração ilegal de minério na região.


Balsas e dragas usadas por garimpeiros para extração de ouro atracaram no Rio Madeira, próximo à comunidade de Rosário, no município de Autazes, distante 113 quilômetros de Manaus. De acordo com o Greenpeace, havia pelo menos 300 embarcações na região, que começaram a chegar ao local quando surgiu a informação de que havia ouro na região da comunidade.


Os garimpeiros se dispersam do local na sexta-feira (26), mas alguns continuaram operando de forma ilegal. O ativista do Greenpeace Brasil, Danicley Aguiar, afirma que essa dispersão faz parte de uma estratégia dos garimpeiros para dificultar a fiscalização.

Dragas ainda atuam em exploração ilegal de ouro no rio Madeira, no interior do Amazonas.

No fim de semana, três pessoas foram presas e 131 balsas apreendidas ou destruídas em Autazes. No entanto, a Polícia Federal não informou quanto ouro foi apreendido e o que foi feito com as outras balsas. Não há informações também sobre outras pessoas que estavam nas balsas e não foram presas nem como será feita a fiscalização da área depois da operação.(G1RO)



« VOLTAR
AVANÇAR »

Nenhum comentário

- Seu comentário é sempre bem-vindo!
- Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!
- Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário!

- Se quiser fazer contato por e-mail, utilize o redacaor1rondonia@gmail.com